sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Instalando programas no Windows Mobile

Um dos maiores benefícios de se ter um smartphone com Windows Mobile é a sua habilidade de facilmente se adicionarem tarefas para uma gama de tarefas, originalmente não disponíveis para a plataforma. Enquanto o sistema operacional dispõe do básico para o funcionamento do aparelho, na internet é possível encontrar uma infinidade de programas para as mais diversas tarefas, desde as mais essenciais e necessárias até aquelas totalmente inúteis e que servem somente para decorar o sistema. Neste tutorial abordaremos os passos básicos para se instalar programas no nosso Smartphone com Windows Mobile.

Para aqueles que não sabem, eu tenho um HTC Touch P3450 e esse tutorial foi feito para o MotoQ, com Windows Mobile for Smartphones 5.0. Se você for seguir esse tutorial para algum outro smartphone, talvez a tela seja um pouco diferente, mas os passos são exatamente os mesmos, para aqueles Smartphones que vêm com Windows Mobile 6.0 ou superiores.

Antes de prosseguirmos, é importante entender que há duas formas de se distribuir aplicativos para a plataforma Windows Mobile: Aqueles que são distribuídos na forma de executáveis e devem ser instalados a partir do computador, com o smartphone sincronizado; e aqueles que devem ser transferidos primeiramente para o smartphone para que a partir dele se dê o processo de instalação.

Neste tutorial, demonstraremos as duas formas.


Instalando à partir do PC

Muitos dos programas que vocẽ baixar para seu smartphone são instalados através do ActiveSync (ou Windows Mobile Device Center, no Windows reVista), o sistema de sincronia utilizado para fazer a transferência de dados entre o pc e o smartphone, e vice-versa. Usando seu computador, faça o download do software que você deseja instalar e salve no lugar de sua preferência.

Depois de feito o download, execute o instalador. Isso deverá ser feito enquanto o smartphone estiver sincronizado.



O programa de instalação irá, então, copiar os arquivos para seu computador e então estabelecerá uma ligação com o o smartphone, copiando os arquivos necessários para a memória do mesmo.



Se você têm um cartão de memória instalado, uma janela aparecerá perguntando o destino para a instalação do programa. Escolha "Device" para instalar na memória interna do smartphone ou "Storage Card" para que o mesmo seja instalado no cartão de memória.



O programa está agora instalado. Um soft reset as vezes é necessário para a instalação de alguns programas. Para rodar o programa, localize o mesmo no Menu Iniciar ou na pasta Programs do smartphone.



Instalando à partir do Smartphone

Como citado anteriormente, algumas instalações de programas devem ser feitos à partir do próprio smartphone. Estes programas normalmente são fornecidos sob a forma de arquivos .CAB.

O primeiro passo para se instalar o programa é copiar o arquivo de instalação para o smartphone. Primeiro sincronize o mesmo, depois escolha a opção Explore na tela principal do ActiveSync.



A opção Explore permite que você navegue pelo sistema de armazenamento do smartphone, da mesma forma que você faria com seu disco rídigo, por exemplo. Com a janela aberta, simplesmente copie o arquivo para lá e o mesmo será enviado para o aparelho.


O arquivo foi então copiado para dentro do smartphone. Agora, para terminarmos o processo, desconecte-se do computador e abra o File Manager no smartphone.


Encontre o arquivo .CAB que você copiou. Se você seguiu os passos até aqui, ele foi copiado para dentro de My Documents. Quando você o encontrar, selecione-o.



O arquivo .CAB irá se descompactar e instalar a si mesmo no smartphone, adicionando um ícone no Menu Iniciar.


Depois que o software estiver instalado, você pode apagar à vontade o arquivo .CAB.

Considerações Finais

Somente lembrando que este tutorial foi feito para a instalação de programas na versão Smartphone do Windows Mobile. Mais para frente pretendo lançar um tutorial sobre como fazê-lo para a versão Pocket PC do Windows Mobile, visto que a maioria dos Smartphones com Touchscreen de hoje vêm é com a versão Pocket PC e não com a Smartphone, que foi desenvolvida para ser usada com aparelhos que não dispõem de dispositivos apontadores.

Espero que esse tutorial tenha ajudado. Abração e bom final de semana.

Sobre o Autor
é um afficcionado por tecnologia. Adora escrever sobre assuntos diversos como programação, misticismo, Rpg e qualquer assunto que desperte seu interesse.

Todos os comentários passam por moderação, ou seja, eles são lidos antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários que:

* não sejam relacionados ao tema do post;
* contenham pedidos de parceria;
* possuam propagandas (spam);
* possuam link para divulgar seu blog;
* contenham palavrões ou ofensas a pessoas e marcas.

Contatos podem ser feitos pelo formulário de contato ou pelo e-mail.

Postar um comentário

4 comentários:

Grupo Foco disse...

Funciona com o S411(WM5)?

Vindemiatrix Almuredin disse...

Muito provavelmente sim. Este tutorial funciona com todos os "Windows Mobile for Smartphones". Se a versão do Windows Mobile do seu S411 for a "Pocket PCs", talvez haja alguma diferença, mas os passos são praticamente os mesmos ...

Anônimo disse...

valeu!!!

Lilian Nascimento disse...

Excelente tutorial!!
Gostaria de deixar dica para quem tem HTC e smartphone com Windows Mobile. A HTC tem um wiki para usuários compartilharem idéias, instruções e dicas de softwares e aplicativos.
O endereço do HTC Wiki é: http://www.htcwiki.com.br
Inclusive eles publicam diariamente dicas sobre mobilidade no Twitter (@htcbrasil) http://www.twitter.com/htcbrasil