terça-feira, 21 de julho de 2009

Eclipse mais longo do século, hoje!

Eh meus amigos, uma dessa vocês não vão ver tão cedo. Esse eclipse de hoje será o mais longo do século. É uma pena que não poderemos vê-lo, a não ser que alguém esteja de viagem marcada para a Ásia (Eh só assistir a Globo, daí vc se sente na Índia e consegue ver o eclipse ahuahauah (mode piadainfame off).

Mas, vamos ao que interessa ...

A partir das 06h23 na Índia (21h55 de terça-feira no horário de Brasília), a noite voltará a cair um pouco depois do amanhecer no estado de Gujarat (oeste).

Depois, a escuridão se irradiará por um corredor de 15 mil km de extensão e 200 km de largura, atravessando a Índia, o Nepal, o Butão, Bangladesh, Mianmar e China, e alcançando também as ilhas meridionais japonesas de Ryukyu. Ele durará até 6 minutos e 43 segundos.

Eu acho que só veremos outro assim só daki uns 123 anos ... Bom, muito provavelmente o elfo aki só será história. Com certeza já terá partido para as terras imortais. Então, nõ deixem de aproveitar. Larguem a novela Caminho das Índias da Globo e vão pra internet ver o que realmente estará acontecendo lá na Índia: O Maior Eclipse do Século...



Nesta madrugada haverá o mais longo eclipse solar do século, com duração de seis minutos e meio. Pena que não será visível daqui do Brasil, somente na Índia, Butão, Nepal, Bangladesh, China e Japão. Só que um evento desses só irá se repetir em 2132, e claro, nós não mais estaremos aqui para ver. Só que o Mundo Tecno vai dar uma mãozinha para evitar que você perca esse fenômeno.

A NASA criou um hotsite para o eclipse, que inclui informações detalhadas e informações para quem quer brincar de astrônomo. No entanto, estou com problemas para abrir este site.

Se preferir acompanhar ao vivo, a Universidade de Dakota irá transmitir ao vivo da China, a partir das 21:14:54 de hoje, horário de Brasília. Também você pode acompanhar via UStream, através deste link. A comunidade de astrofísica de Madrid, Astrocam, também transmitirá ao vivo o eclipse. Ainda há o Observatório de Griffith, que também vai transmitir online.

Além disso, na Wikipedia você também pode encontrar mais informações sobre o Eclipse. Fora o Twitter, onde você pode acompanhar as pessoas do mundo inteiro falando sobre o Eclipse.

Pronto para passar a noite acordado? :)


Fonte: Blog Mundo Techno

Outra coisa que não tinha notado: Ontem o aniversário de 40 anos da Missão Apollo 11. Excelente presente dos Deuses Astronautas do livro 2001, uma Odisséia no Espaço, não ?? Agora, quando é que os monolitos vão aparecer? Será que sobreviveremos à 21 de dezembro de 2012?? Só nos resta mesmo admirar esse evento celeste!!

Outras fontes:
Wikipédia: Eclipse solar de 22 de julho de 2009
Blog Ambiente Brasil
Participação especial do blog Mundo Techno

Sobre o Autor
é um afficcionado por tecnologia. Adora escrever sobre assuntos diversos como programação, misticismo, Rpg e qualquer assunto que desperte seu interesse.

Todos os comentários passam por moderação, ou seja, eles são lidos antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários que:

* não sejam relacionados ao tema do post;
* contenham pedidos de parceria;
* possuam propagandas (spam);
* possuam link para divulgar seu blog;
* contenham palavrões ou ofensas a pessoas e marcas.

Contatos podem ser feitos pelo formulário de contato ou pelo e-mail.

Postar um comentário

0 comentários: