Tudo sobre o Signo de Aquário

sexta-feira, 31 de julho de 2009, 12:00 Eduardo Rolim 135 Comentários

Aquário - 21 de janeiro a 19 de fevereiro

"A ti Aquário, dou o conceito de futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades.

Terás a dor da solidão, pois não te permito personalizar o meu amor.

Para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o Dom da Liberdade, de modo que, livre, possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela esteja.
"

E Aquário retornou ao seu lugar.

Principal Característica: a originalidade.
Qualidade: o humanismo.
Defeito: o radicalismo.

Elemento: ar
Qualidade: fixo
Polaridade: masculino
Planeta regente: Urano
Exílio: Sol
Exaltação: Mercúrio
Queda: Netuno

Aquário é um signo progressista, vanguardista, pois é regido por Urano, planeta das mudanças súbitas, da inovação de pensamento. Signo que representa o futuro, as reformas sociais e tudo o que é alternativo. Aquarianos valorizam a liberdade, a independência, a amizade e a fraternidade. Têm como missão a abertura de mentalidade. São imprevisíveis, idealistas e criativos. Características: inventividade, originalidade, intuição, visão larga, sem preconceitos, humanitarismo, afeto impessoal, desejo de mudança, rebeldia, excentricidade, nervosismo. As telecomunicações, a tecnologia, as invenções, os ideais humanitários, a inovação, os grupos, e a própria astrologia possuem afinidade com a energia aquariana.

Leia mais sobre esse signo em Combinações com Aquário
Leia sobre os outros signos no site Tudo sobre os Signos


Mitos do signo de Aquário

Prometeus é a figura mitológica grega associada à aquário. É um dos titãs, deuses da terra, primo de Zeus. Possuía o dom da profecia. Recebeu de Palas Athena conhecimentos avançados da arte da navegação, arquitetura, astronomia e outros, passando-os em seguida aos homens.

Havia dado muitos segredos divinos à humanidade e Zeus temendo perder o poder supremo, impôs um castigo: privou a humanidade do fogo.

Com a ajuda de Palas Athena, Prometeu roubou uma centelha do fogo divino (do conhecimento) do carro do deus sol Apolo, trazendo-o à terra e reanimando os homens. Muito irritado, Zeus impôs um suplício eterno. Acorrentou Prometeu a uma montanha, e ordenou que uma águia diariamente lhe comesse o fígado, o qual renascia novamente no dia seguinte, reiniciando o suplício.

Entretanto, quando Hércules esteve no Hades para capturar Cérbero, Zeus permitiu que o herói libertasse Prometeu, pois Zeus necessitava do único conhecimento que não possuía: a capacidade de antever o futuro, dom que Prometeu poderia ensinar-lhe.

Como reconhecer uma pessoa de Aquário

Dizem que o aquariano, por ser regido por Urano, um planeta descoberto durante a Revolução Francesa, é o exemplo de cidadão do mundo, um porta-voz nato do lema "igualdade, liberdade, fraternidade". Isto pode ter sido em 1789, quando a democracia ainda era novidade. De fato, o aquariano sempre foi um cidadão do cosmos, muitos anos-luz adiante do seu tempo, ou, no mínimo, em dia com as causas mais vanguardistas de sua época - hoje, ele seria um veterano do Greenpeace, assim como na década de 60 deve ter sido o primeiro hippie da cidade.

O aquariano típico é aquele camarada que estava bolando certas reformas religiosas antes de Lutero nascer, cantava a Internacional quando Lênin ainda freqüentava o grupo escolar e já imaginava a teoria da relatividade quando Einstein usava fraldas. Pode não ter tido o gênio destes três, mas, seguramente, enxergava tão longe quanto eles. Na pele de herege, cientista ou reformista social, o aquariano é o grande inventor do zodíaco, um utopista incorrigível, o livre-pensador um tanto aéreo, que nunca desprega a cabeça das grandes e nebulosas causas da humanidade.

Naturalmente, eles ficam tão vidrados em suas causas abstratas que não enxergam um palmo adiante do nariz: o aquariano é também aquele que, por amor a humanidade, às vezes não hesita em sacrificar um ou dois homenzinhos de carne e osso. Em contrapartida, são os seres mais despreendidos e despreonceituosos do sistema solar. Você nunca verá um aquariano racista ou machista, a não ser que seja um gravemente neurótico.

Muito mais comum será encontrá-lo numa roda de amigos discutindo sua nova teoria para a solução dos problemas nacionais: terceirizar o governo, contratando consultorias internacionais para ocupar os ministérios: Impraticável? Protestantismo, comunismo e teoria da relatividade também pareciam, no início.

Perfil Detalhado do Signo de Aquário

Depois de ter construído algo na sociedade, chega a vez de consolidar o conhecimento de tudo o que foi construído para um grande número de pessoas. E assim chegamos, outra vez, ao último signo fixo da seqüência zodiacal, o Aquário, cuja função é encontrar os meios mais racionais para que a maior quantidade possível de pessoas possa, igualmente, usufruir de tudo o que foi criado no Capricórnio.

Além disso, é o signo fixo que usa a racionalidade e confia na mentalidade das pessoas enquanto coletividade, age para essa coletividade muito mais do que em relações interpessoais. Ao contrário do signo oposto, leão, Aquário almeja a fragmentação do poder central e a impessoalidade, a seu ver único jeito de ser justo e racional. Daí, a grande inclinação a incorporar as novidades tecnológicas que possam libertar o ser humano da prisão que as estruturas criaram, pela própria existência.

Amante da humanidade, o Aquário ainda assim é um solitário, que antevê o futuro do que ainda não foi inteiramente criado mas que já pode ser pensado e inventado. Para ousar inventar, precisa ter a mente aberta ao novo, a tudo que significa a mudança de um padrão atual para outro, que ele julga sempre ser melhor.

Signo da produção em série, da moda e das ideologias reformadoras, Aquário trata de igual para igual o mais humilde e ao mais importante membro da sociedade humana, pois percebe em cada um deles a única humanidade que ambos possuem em comum, e em prol da qual é capaz de comprar as brigas mais feias e acabar sofrendo a perseguição dos mais conservadores.

O aquariano acredita no que pode compreender e busca razões até mesmo para as emoções, um campo complicado em sua vida, pois muito distante de seu jeito de encarar a vida. Aquário precisa de espaço para ir e vir, trocando informações, pois é signo de Ar, portanto é sociável. Trata amigavelmente a todos, sem se fiar em ninguém e preza demais sua liberdade, a vida ao ar livre, onde possa exercer sua lógica fria e inovadora, sem estar amarrado às razões afetivas que, ao seu ver, anuviam o julgamento límpido.

Aquário quer ser diferente, mas odeia ser encarado como diferente, quer ser o igual entre os iguais, a tal ponto que pode se tornar errático e autoritário quando não vê esse seu desejo inato ser atendido.

Na saúde, Aquário governa os tornozelos e o sistema nervoso periférico, sendo este o seu ponto de maior vulnerabilidade, pois apesar de adotar um estilo de vida frenético e ousado, nem sempre tempera bem sua necessidade mental com os limites orgânicos, advindo daí alguns desequilíbrios.

Nas profissões, o Aquário está na linha de frente da empresa de montagem de tecnologia de ponta, colocando sua mente aguda a serviço da inovação, antes de mais nada tentando descobrir um jeito de fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso as descobertas científicas. Também na política, com suas idéias francamente revolucionárias, que até mesmo podem chocar os mais conservadores, embora preze a democracia enquanto ideal, pois muitas vezes acaba resvalando em uma atitude autoritária e dominadora, cruel até, pois movida pela mente e sem nenhum sentimento.

Apesar de pacífico, o Aquário chega a propor e defender soluções violentas para os problemas sociais. Na melhor das hipóteses, Aquário é um inventor, alguém que está sempre adiante de seu tempo, na moda, na literatura, na política e na história, seus campos privilegiados de auto-realização.

No amor, Aquário ama a liberdade pessoal de ir e vir, não gostando de pessoas dependentes, muito emotivas ou que exijam provas de afeto. No sexo, tudo depende de vários fatores. Há os que só se acendem depois que a identidade intelectual foi acionada, outros para quem isso não importa. Apesar de amarem a autonomia, são capazes de grande fidelidade e devotamento a uma pessoa, quando assim o decidirem. Têm muito pudor e uma certa vergonha até, e não gostam que sua vida intima seja devassada por olhares estranhos. Por serem ousadas e gostarem de novidades, tem sempre uma porta aberta para as aventuras, o que pode impedir um casamento mais conservador.

Seu elemento é o Ar, sua pedra é o quartzo azul e as pedras azuladas, mas também o ônix e o diamante; seu metal é o chumbo e o urânio se diz estar associado a ele também, sua cor é o azul-céu e o negro-azulado. Astro regente: Saturno (clássico) e Urano (moderno).

Decanatos e Personalidades do Aquariano

- 1º Decanato: É um pouco egocêntrico, embora generoso e delicado (21/01 a 30/01).

- 2º Decanato: É pouco sociável, de caráter tímido e hesitante (31/01 a 09/02).

- 3º Decanato: É independente e inteligente; admira novos inventos (10/02 a 19/02).

Análise do Aquariano

Sua Quinta Casa solar é Gêmeos, o que nos dá algumas indicações sobre sexo e amor em relação a você. Os planetas Urano (seu regente solar) e Mercúrio combinam-se para nos dar um quadro simbólico de algumas de suas atitudes frente ao sexo e ao amor. Urano é progressista, enquanto Mercúrio é o planeta das comunicações. Você é sensível ao toque, ao carinho. Não pode conseguir a satisfação sem um relacionamento mental com alguém. O contato mental, em seu caso, é tão importante quanto o contato físico. Você exibe a tendência a diminuir seus próprios padrões, e isso atrai para você pessoas apenas dispostas a usá-lo ou a levar vantagem de sua natureza basicamente altruística. Você nunca deveria levar em consideração o conselho dos outros contra sua própria intuição ou julgamento. Seu signo tem qualidades especiais. Você é individual, ser individual cria problemas. Seu problema, em especial na área do sexo, é a inquietação. Você tende a estar satisfeito apenas nas aparências, mas raramente está completamente feliz em seu interior. Urano-Mercúrio simboliza tentar envolver o mundo. Você deseja excitamento, viagem. Você é criativo, mas, freqüentemente, seus esforços são superficiais. Dê um passo de cada vez, se esforce; seja rigoroso, em vez de superficial. Isso resultará em uma maior auto-confiança, em troca fará com que mereça mais respeito e vai lhe trazer parceiros que possuam a sinceridade que você tanto necessita. Você parece disposto a se magoar, ou magoar as pessoas que ama. Esse é seu lado negativo. Por outro lado, está disposto a tentar novas técnicas, a prover seus parceiros com o tempero da vida, pois você é intelectual e teimoso.O signo na convergência de seu Sétimo Setor ou setor do casamento é Leão, associado ao Sol. O signo de seu Quinto Setor é Gêmeos, associado a Mercúrio. Seu próprio regente planetário é Urano. Urano, Mercúrio e o Sol. Essa trindade, corretamente interpretada, fornece lições que podem fazer sua vida mais feliz, mais completa. O caminho em direção a satisfação em adotar os melhores padrões e princípios, em encontrar um parceiro que corresponda, ansioso para aprender, agradar e experimentar. Você não apenas merece só o melhor, precisa de qualidade. Precisa do melhor para ser feliz. Para você, casamento significa amizade, prazer e risos. Você é sincero em suas afeições, mas possui uma curiosidade insaciável! Você não se incomoda em quebrar as regras, mas espera que seu parceiro amoroso se apegue a elas. Você é uma alma generosa. Você doa.Apesar do fato de ser um "indivíduo de um, único indivíduo", você se preocupa com o que os outros pensam a respeito de sua companhia ou parceiro. Livre-se dessa síndrome e será realmente um indivíduo Uraniano. Quando isso acontecer, a liberdade se estenderá para todas as áreas, incluindo aquelas do sexo e do amor.

A Mãe do signo de Aquário

Dizem que este signo é uma incubadora de erráticos, distraídos e pacíficos sonhadores do amanhã. Há um modo bizarro da mãe de Aquário se relacionar com suas crias: muitas conversas, muita amizade e pouca imposição de ordens. A ênfase está no relacionamento e na paz.

Em nome da coexistência pacífica, a aquariana pode até evitar impor limites aos filhos, mas espera com isso ganhar sua confiança e resolver tudo em pé de igualdade. Na verdade, isso é um equívoco que ela compreende quando os filhos chegam na adolescência.

Se você foi o primogênito de uma aquariana, deve ter passado alguns apertos ou constrangimentos. Provavelmente sua mãe deu a você um nome esquisito. Mas isso é o de menos, porque você sabe que conta com uma grande amiga.

O Pai do signo de Aquário

Se você tem um pai aquariano, possui um amigo. Ele é um ser pacífico e distraído, que adora olhar as estrelas e falar sobre como o mundo poderia ser mais feliz se houvesse justiça.

Idealista, sociável e amigável, o aquariano quer ensinar o filho a compreender o mundo. Para isso, ele não poupa esforços - ou conversas. Ele gosta de falar muito sobre a juventude, um tempo especial para os filhos de Aquário. É que quanto mais velho este signo se torna, mais sábio e compreensivo fica.

O pai de aquário é capaz de apelar para a história da humanidade se precisar provar a você que as conquistas da tecnologia estarão promovendo mais liberdade para as pessoas, que é o que ele mais preza. Pode ser que ele mesmo trabalhe com algo avançado, porque suas idéias estão sempre anos à frente.

A Criança do signo de Aquário

A criança de Aquário tem uma inteligência privilegiada e uma inventividade capazes de surpreender, mas nem por isso deixe de tratá-la como criança e de cercá-la de carinho.

Suas idéias podem ser considerada s maduras demais para uma criança de sua idade e ela procura ser sempre imparcial em suas posições, o que jamais deve ser interpretado como indecisão.

Não espere grandes manifestações de carinho da parte dela, mas não deixe de dar a ela a devida atenção, o que a deixaria ressentida. Embora não seja de guardar rancor, tem memória excelente e não esquece as falhas cometidas contra ela. Tem grandes idéias, mas precisa de incentivo e apoio para concretizálas. Não age só.

As características negativas que devem ser corrigidas pelos pais são o ceticismo, a excentricidade, a frieza, a rebeldia e o alheamento.

O Futuro
Criatividade e liberdade para utilizá-la é tudo que precisa para mostrar seu potencial. Não há limite para sua atuação, mostrando
qualidades em todas as atividades econômicas. Deve ser bem gerenciado e não se envolver em atividades ligadas ao campo financeiro.

A Saúde
Os aspectos mais delicados da saúde dessa criança são as complicações cardiovasculares em geral, hemorróidas e varizes principalmente. Cuidados especiais devem ser tomados com a tireóide e com a prática de esportes, pois seus tornozelos são sensíveis demais e sujeitos a fraturas freqüentes.

Como será sua Chegada em Casa?

Este filho ou filha de Urano lhe surpreenderá com os processos mentais ultra-rápidos. Eles são sensíveis, inquietos, um pequeno obstinado e de impulsividade elétrica. Os pensamentos se moverão à velocidade de um raio. Estas crianças são especiais ou diferentes e únicas, como são chamados normalmente pelos seus pais. Este último é certo, até certo ponto, mas tudo depende da direção que este pequeno leva. A única regra que o aquariano segue é que regras não existem. Eles mostram faíscas de idéias brilhantes, mas esperam para mostrar quando estiver cercado de algumas jovens colegas. Sim, porque eles nunca não são velhos ou crianças, elas nascem na idade mediana. Eles são assim imprevisíveis e podem terminar trabalhando no FBI ou como detetive particular. Lhe encantam os mistérios e como resolvê-los . Elas são criaturas irrompíveis e, se a sociedade a influencia com as suas convenções, eles terão influência bastante negativa. Eles não gostam de ordens, nem mesmo à uma doce sugestão, você achará um “Não” enfático. Mas deixa que ele pense um pouco, e a reação será de aceitação e auto-correção. Podem ser acalmadas e são dóceis na superfície, mas se um vento do norte cruza por elas, podem ficar insensíveis e incontroláveis. Estes jovens estão cheios de contradições. É difícil de dirigi-los ou enganá-los. Eles não têm idéia para onde eles vão mas eles sabem chegar lá definitivamente. Formá-los e ensiná-los são uma grande responsabilidade. As mentes delas combinam praticidade com uma percepção aguda e lógica. Estas crianças filhas de Aquário têm seus sonhos e os manterão até o sonho seguinte. Você nunca saberá o que esperar do dia a dia dela. Esta criança não gosta de estar no jardim quando chove, mas você achará ela cavando um canal com sua colher de forma que a água não chegue à casa. O aquariano quando pequeno é distraído, e estará propenso a quedas e fraturas. Você também receberá reclamações dos professores, que não lhe deram a devida atenção, por não viverem em seu mundo. Esquecido, também, passam a absorver-se em seus pensamentos. Eles precisam aprender a ordenar os pensamentos de forma que eles possam ser esses gênios que demonstram ser. Estimule-os a praticar esporte ou eles desabarão num estado de inércia. Eles são inacreditavelmente rápidos na mente e precisam ser disciplinados. Eles amam o contato com a natureza. E adoram ter milhões de amigos. Gostam de dirigir as próprias explorações e descobrir. Amam as pessoas. São humanitárias. Nós estamos nos movimentado na Era de Aquário e isto significa respeito à humanidade e a procura de um mundo mais amigável.

O Animal de Estimação Aquariano

O animal Aquário é único e diferente de todos os outros. Mesmo que alguns possam ser algo irritadiços ou rebeldes, dificilmente têm problemas comportamentais – a não ser que tenham sofrido traumas de abandono ou outro tipo de violência.
Contudo, não será o bicho ideal para um dono sem sentido de humor ou que não goste de surpresas. É que apesar do animal Aquário ser afectivo, sociável, divertido e meigo, por vezes é difícil prever o que ele vai fazer a seguir...
Obrigue o seu pequeno Aquário a fazer bastante exercício e dê-lhe comida de dieta, pois têm tendência para artrites de problemas cardíacos em idades mais avançadas.

O beijo do Aquariano

Chiiiii, você gosta de alguém de Aquário... Bom, vamos por partes: primeiro, essa gente maluca gosta de originalidade, o que inclui, é claro, o beijo. Portanto, escolha um cenário absurdo e aflitivo, se possível, algo como uma sala de espera do dentista, ou a porta de um metrô se fechando. Ele ou ela vai adorar. Outra coisa: respeite a sua excentricidade. Se ele ou ela lhe disser que gostaria de ser beijado na dobrinha interna do joelho muito mais do que na boca, fazer o quê, né... Você gosta dele ou não gosta? O beijo aquariano é assim: esquisito, surpreendente, bizarro, experimental, lúdico... eles adoram chocar. Depois de ter feito um estágio beijando dobrinhas de joelho, pupilas, narizes, omoplatas, talvez você conquiste um pouco de "normalidade" dessa gente excêntrica, e aí será a sua vez de dizer onde quer ser beijado. Mas só depois de ter experimentado novas e absurdas fórmulas de beijar.

Rituais para o Ano novo do Aquariano

Liste questões delicadas e jogue o papel em água corrente no dia 31, pedindo que seu coração seja lavado das lembranças ruins. Escreva uma lista de propósitos, acrescentando as palavras "serenidade e coração nas decisões". Leve essa lista sempre com você, na carteira. Faça um chá de camomila e jasmim e jogue-o sobre o corpo no banho, pedindo serenidade e disposição. Use roupas verdes e cor de cobre. À meia-noite, coma a polpa de sete sementes de romã e guarde-as na carteira. Brinde com champanhe.

Fontes dos textos:

Terra Esotérico
Horoscopo Signo
Portal TopGyn

135 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)

O Ceticismo e os Limites da Dúvida

quarta-feira, 29 de julho de 2009, 21:57 Eduardo Rolim 0 Comentários

Pode parecer que esse texto esteja deslocado, sem contexto ou mesmo em desacordo com a minha forma de pensamento, mas não está. Eu penso que ao mesmo tempo que devemos ser céticos e procurar a verdade por trás do véu, também devemos ser crédulos em coisas que nos sustentem e nos dêem forças para continuarmos caminhando.

"E por não saber que era impossível, ele foi e conseguiu".

Por isso, posto esse excelente texto do site Ateusdobrasil, com o título "O Ceticismo e os Limites da Dúvida". Espero que gostem da leitura.

O pensamento cético é caracterizado pela aceitação racional da dúvida, sempre que as respostas disponíveis para um dilema não estão fundamentadas por evidências satisfatoriamente consistentes.

A expressão “satisfatoriamente consistente” é necessária à definição para que não caiamos na armadilha que os Céticos da Grécia clássica montaram para si próprios ao entenderem que a prova de uma proposição também tinha de ser provada, criando assim uma sequência ad infinitum da necessidade de provar a prova da prova da prova… terminando por concluir que nenhuma certeza, sobre o que quer que seja, poderia ser possível.



Os Céticos gregos refutavam a idéia de que determinadas verdades são auto-evidentes e portanto não precisavam ser provadas. Tal opção condenou seus adeptos a estabelecerem um ramo estéril da Filosofia, pois sendo esta aplicação do pensamento humano focada na busca da Verdade, considerar tal objetivo como inalcançável é o mesmo que jogar a toalha antes do início da luta.

Hoje em dia, dificilmente encontraremos entre as pessoas autodenominadas Céticas, a mesma postura xiita de apologia da dúvida dos seguidores de Pirro. Orientados pelo paradigma do Método Científico, os céticos modernos em geral aceitam que evidências objetivamente demonstradas e comprovadas por várias e diferentes fontes imparciais são suficientes para dar credibilidade à uma proposição. Credibilidade entretanto não significa fé, podendo ser derrubada caso novas evidências se sobreponham as antigas.

Livres dos radicalismo de seus antecessores clássicos, os céticos atuais ainda estão sujeitos a pelo menos uma armadilha na qual muitos caem sem perceber: Aceitação racional da dúvida não deve significar conformismo diante da dúvida.

Num entendimento produtivo do ceticismo, a dúvida deve ser visto como uma ferramenta e nunca como um objetivo.

Mesmo que aceitemos que determinadas questões não podem ser respondidas no nosso nível de conhecimento atual ou mesmo que esteja claro que o nível de conhecimento que traria a resposta não será alcançado no período de nossas vidas, não há porque concluir que devam existir questões que jamais terão resposta ou que a certeza definitiva quanto a elas não será estabelecida em alguma época futura.

O moderno Ceticismo, portanto, não deve ser entendido como a apologia da dúvida. Pelo contrário, o cético preza tanto a certeza que está disposto a esperar o tempo que for necessário por ela.

Postado Originalmente em: Ateus do Brasil

0 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)

Conspiração P.A.L.M.A.S. 4 - O Destino de Palmas - Parte 2

sábado, 25 de julho de 2009, 19:25 Eduardo Rolim 2 Comentários

Hoje o dia amanheceu sereno. Resolvi fazer caminhada pela cidade e ir até o posto para pegar gasolina para minha moto. Ontem esqueci de abastecê-la e agora tenho de ir à pé até lá. Aproveito também para ver se ainda há algo na loja de conveniência para comer, já que também esqueci de renovar meus mantimentos.

Chegando ao posto, pego a bomba manual, recolho mais ou menos 3 litros de gasolina e deixo o galão ali mesmo para me dirijir à loja de conveniência. Infelizmente, tirando os produtos enlatados, o resto está com um insuportável cheiro de podridão. Pego então uma lata de salsichas e dois pacotes de batata e volto pra fora, pego o galão de gasolina em seguida e volto para casa, antes que o sol se ponha e os animais noturnos saiam à caça.

Conspiração Palmas 4 ...



4 de janeiro de 2013. Não, o planeta não foi destruído por um meteoro ou mesmo por algum evento místico relacionado ao fim do calendário Maia. Até onde meu conhecimento alcança, por volta do ano de 2009 uma sequência de eventos culminou no extermínio da raça humana da face da Terra.

Talvez eu esteja sendo um pouco dramático mas, ninguém, a não ser eu - e o personagem do Will Smith no filme "Eu sou a Lenda", pode ter idéia de como é ser a única pessoa ainda viva na cidade de Palmas.

Fazem vários meses que eu vi a última pessoa ainda viva em Palmas. Por um acaso do destino, eu conheci essa pessoa durante minhas investigações sobre o evento que varreu da face da Terra 99,97% da população mundial. Tudo por causa de um minúsculo vírus, considerado inofensivo e com baixa fatalidade apesar de sua alta taxa de propagação entre humanos. Essa pessoa tinha informações muito importantes sobre os eventos que vou narrar aqui e praticamente participou da maioria deles, apesar de nunca o ter encontrado antes que eu tivesse conseguido acesso à base militar da Serra do Carmo. Quem é essa pessoa? Alguém muito importante para mim...


Fiquem tranquilos, vou explicar tudo com bastante calma. Vamos ver primeiro os fatos que levaram à extinção da Raça Humana da Terra.

Primeiramente, em meados de 2007 surgiu uma cepa de gripe, intitulada H1N1. Ela se propagava livremente por entre animais como porcos e outros suínos, por isso recebeu o nome carinhoso de "Gripe Suína", da mesma forma como aconteceu com o H5N1, chamado de "Gripe Aviária". As diferenças entre a gripe suína e a aviária eram muitas, já que as duas tinham genealogias bastante distintas. Essa era bastante letal, mas nunca teve uma propagação rápida já que, para se propagar entre humanos, era necessário o contato direto com aves infectadas. Não havia ainda o contágio de humanos para humanos. Já a primeira tinha um percentual de mortalidade mais baixo, no entanto ela se espalhava com grande facilidade, sendo somente impedida pelo fator temperatura, já que ela não sobrevivia bem nas baixas temperaturas do corpo humano, quando comparado com a temperatura dos suínos.

Até aí nada de novo. A gripe aviária saiu de cena, a gripe suína entrou em cena e matava em torno de 20 a 30 pessoas por mês ao redor do globo. Isso até meados de 2010. No entanto, por volta dessa época, vários cientistas no mundo passaram a cultivar estas cepas da gripe. Alguns especulavam que os cientistas estavam a desenvolver armas biológicas com a gripe, e apesar de serem taxados como loucos, eles estavam certos. Mas, onde entra Palmas nessa história? Difícil entender né? O ponto chave é que em Palmas, mais especificamente no Complexo subterrâneo que fica embaixo da cidade, os militares estavam fazendo experimentos com as gripes. Isso fica mais evidente quando, no começo de 2009 um americano chega à Palmas com sintomas de Gripe, é diagnosticado com a H1N1 e depois de alguns meses, desaparece por completo da Cidade.

Nas pesquisas que estavam sendo feitas no complexo, segundo a pessoa que conheci, os militares estavam experimentando variações da H1N1 em conjunto com a H5N1. E dentre essas pesquisas, eles conseguiram criar o que foi chamada de "A Gripe do Apocalipse", pois ela tinha o mesmo grau de mortalidade da H5N1 e se propagava com a mesma velocidade da H1N1. No entanto, eles não satisfeitos com a "descoberta", passaram a experimentar variações e alterações no código da doença e a tornaram uma doença ainda mais fatal, eliminando o problema da temperatura corporal. Mas, até então eles acharam que ela era só uma gripe atenuada, pois seus sintomas demoravam meses para aparecer.

Entre os sintomas dessa nova gripe estavam um resfriado leve durante as primeiras semanas de contágio, alguns com febre durante no máximo uma semana e então a doença desaparecia. No entanto, conforme descoberto depois (o que foi um tremendo erro), a doença simplesmente se incubava no corpo da vítima por até 10 meses e nos meses em que a umidade se acentuava e a temperatura diminuía, a doença surgia com força total, matando seu hospedeiro em questão de dias. Mas o ponto mais marcante dessa gripe "atenuada" é que a mesma se propagava de pessoa em pessoa, mesmo estando em estágio de incubação.

A gripe "atenuada" foi aplicada como vacina com bastante sucesso em vários países e conseguiu algo inédito em termos de gripe, que foi tornar o corpo humano imune à maioria das cepas de influenza da série H, incluindo entre estas a gripe comum, que todo ano surgia com força nova. Durante os meses seguintes, nada aconteceu, até que com a chegada do inverno no hemisfério norte, começaram a surgir em vários pontos do globo casos de uma nova gripe, mais fatal que qualquer outra doença já vista antes. E os casos não eram isolados. Os focos dessa nova gripe surgiam em pontos completamente desconectados uns dos outros e até em regiões onde não havia sido feita a vacinação.

No começo, ninguém entendeu nada. Ninguém sabia como lidar com essa nova gripe, e pior do que tudo, não sabiam como identificar quando as pessoas estavam infectadas enquanto ela estava em estágio de incubação. Isso gerou uma comoção mundial em busca de uma solução para o problema. Vários países se uniram para tentar parar o avanço dessa doença que dizimava mais pessoas do que era possível enterrar.

Aparte todos os esforços mundiais, no dia 21 de dezembro de 2012, 60% da população mundial já havia morrido pela doença. Algumas pessoas sobreviviam à doença por motivos ainda não esclarecidos. No entanto, na virada do ano, mais de 95% da população já havia sido dizimada. A partir daí, os últimos vestígios da sociedade moderna já não mais existiam. A internet foi a primeira a deixar de funcionar. Em seguida às emissoras de televisão e depois as de rádio. Poucos dias depois, a energia acabou e aqueles que ainda estavam vivos estavam à mercê das intempéries, como os últimos sobreviventes da Gripe que Extinguiu a Raça Humana.

A Gripe do Apocalipse



Como eu disse, depois de vários meses como um dos únicos sobreviventes em Palmas e um dos poucos seres humanos ainda vivos na Terra, eu parei de me esconder e lamentar o fato e coloquei minha cabeça novamente para trabalhar. Eu queria saber como essa gripe chegou à tais proporções, como ela se tornou tão letal e se espalhou tão rápida, já que a mortandade de uma doença e seu fator de espalhamento são duas grandezas inversamente proporcionais.

Alguns dos dados que eu citei no começo dessa narrativa, eu só descobri algum tempo depois, com minhas descobertas em Palmas. Inicialmente eu comecei invadindo o Palácio Araguaia, sabidamente uma das entradas principais para os níveis inferiores. Certamente, não haveriam guardas vigiando as entradas, mas internamente ao complexo era difícil dizer. No entanto, sem medo, eu parti em direção à entrada leste do palácio. Realmente não havia ninguém, e um cheiro de podridão tomava conta do ar. Sem me preocupar muito com a presença de guardas eu fui entrando, para logo em seguida ser surpreendido por algo que eu havia me esquecido: os cães não morriam pela gripe. Eu fui atacado por um cão que mais parecia um lobo, de tão ensandecido havia sido seu ataque. A minha sorte foi que em sua loucura em me atacar (certamente em busca de comida), ele errou seu ataque e eu pude sem muita dificuldade me livrar do cão. Não gostei de tê-lo matado, mas era eu ou ele, já que agora as leis de Darwin valiam muito mais que antes.

Continuando minha jornada dentro do prédio, tomando cuidado para não ser novamente surpreendido, comecei a estudar a estrutura do prédio em busca das entradas para o nível inferior. Como não haviam pessoas, minha busca foi rápida e logo havia identificado a maior parte dos acessos e sistemas de segurança que asseguravam que as pessoas erradas nunca entrariam nas portas certas. Nesse meio termo em que eu procurava pelos acessos, consegui muita informação do governo que eu sempre quis ter acesso. Mas, que diferença isso faria, agora que todos estão mortos e a sociedade não mais existe? Como nunca se sabe o que o futuro nos guarda, armazenei tudo em meu pda, como de costume.

Finalmente, depois de muito andar pelas dependências do palácio do governo, consegui habilitar o acesso na ordem certa para conseguir descer ao próximo nível. Nada muda muito. A decoração é um pouco mais sombria e com mais detalhes computacionais à vista. Talvez se ali foi um tipo de nível social ou algo do gênero, nunca saberei.

Continuando a descida à níveis inferiores, um enorme tempo eu dispendi na tarefa de descobrir os segredos de cada um dos níveis. Nessa tarefa estafante, gastei nada menos do que seis meses, estando agora próximo do mês de julho do ano de 2013. Em vista da enorme quantidade de informação coletada, eu me mudei para um lugar onde ainda poderia utilizar meus aparatos eletrônicos: o Hospital Geral de Palmas. Fica num ponto bastante estratégico, entre os extintos governos estadual e municipal. Pela minha contagem, ainda haviam centenas de milhares de litros de óleo combustível nos vários postos de abastecimento na região, e com um pouco mais de tempo, era possível conseguir mais, nas cidades ao redor, então energia não seria o problema.

Finalmente, depois de muita dificuldade, eu consegui chegar ao nível intitulado Delta 0, que supostamente seria o núcleo estratégico daquela base militar. Em seu interior, pude notar que ali os militares investiram bastante na construção de um super-complexo tecnológico. Todos os equipamentos encontravam-se funcionando, apesar de não haver nenhum sistema de alerta ativo, o que me deixou preocupado desde que adentrei na estrutura.

Chegando ao comutador central, comecei a procurar indícios do que seriam as pesquisas militares desenvolvidas ali na base. Entre elas, várias pesquisas sobre dispositivos que criavam singularidades, que alteravam o espaço, criando sistemas de repulsão, e o mais incrível de todos, um sistema que permitia viagens no tempo. Apesar de não acreditar nessa coisa de viagens no tempo, salvei todos os protótipos e teorias para um estudo mais aprofundado destas teorias.

Foi durante minhas incursões à base de Palmas que eu vi pela primeira vez uma outra pessoa viva. No momento em que eu saía da entrada do palácio, eu o vi andando ao longe, próximo do que outrora foi a Econômica Federal. Acho que ela também me viu e saiu fugindo por dentro da quadra do banco. A diferença é que eu estava de moto e ele à pé. Em pouco mais que 40 segundos, eu já estava chegando às portas do banco, e logo o vi desviando na esquina, e segui seu rastro até um pequeno prédio de 5 andares que havia ali. Subindo no mesmo, fui verificando andar por andar, para ter certeza de que ele não escaparia. No entanto, depois de um tempo, eu ouvi um barulho de motor e quando fui para fora olhar, ele estava saindo com minha moto. Fui enganado direitinho. Até parecia que ele conseguia prever o que eu iria fazer.

Em vista disso, passei a procurar pela cidade por aquela pessoa, mas parecia que novamente ela havia sumido do mapa. Deixei vários sensores, que peguei na base militar, e espalhei em lugares que provavelmente ele visitaria. No entanto, de acordo com o passar dos dias, nenhum sinal dele era visto, e em via disso, voltei à minha pesquisa.

Com um supercomputador montado onde um dia existiu um aparelho de tomografia computadorizada, no hospital geral, comecei a processar os dados que colhi no último ano, já beirando o mês de novembro. Logo faria um ano que a catástrofe se abateu em nossa cidade e até o momento, nada tinha descoberto de útil.

As vezes penso que a loucura estava tomando conta da minha cabeça, já que aquelas descobertas dos militares que eu havia feito estavam me tomando a mente, em especial a que supostamente permitia uma viagem ao tempo, mas em suas próprias pesquisas, vários fatores pareciam não terem sido solucionadas. Entre elas, para que algo fosse enviado para outro lugar no tempo, considerando que o tempo é uma dimensão, seria necessário “arrancar” aquele pedaço de espaço e substituir no outro ponto para onde ele fosse enviado, e da mesma forma, o ponto que foi substituído seria trazido para o presente. Dessa forma, eliminaríamos um dos problemas da teoria einsteniana, que nos diz que para fazer uma viagem desse tipo, seria necessário que o viajante se separasse do universo atual, para que seu próprio mini-universo fosse movido. Outro problema era como gerar a energia necessária para que o equipamento funcionasse. Tudo bem que eles conseguiram fazer algo que usava menos energia que um pequeno país, mas nem todos os geradores de energia do estado conseguiriam gerar tal energia.

Voltando à realidade, passei a me preocupar com o problema do vírus da gripe, algo que era mais plausível de ser resolvido. Pelo que podia perceber, os militares avançaram bastante nas pesquisas para a vacina mas os dados adicionais estavam guardados no centro de pesquisas da serra do carmo, e por algum motivo que eu não sabia dizer qual, não havia nenhum túnel ou ligação direta entre as duas bases. Será que os militares queriam manter uma como base de apoio da outra, e evitar que ao se descobrir uma, tornasse a outra vulnerável? Como saber agora, nessa altura do campeonato?

A Cura



Como os dados que eu precisava para continuar os estudos da vacina estavam lá na outra base, eu decidi ir para lá. A minha sorte é que eu não precisaria carregar montes de pendrives ou discos externos comigo, já que no meio de tudo o que eu revistei na base militar de Palmas, encontrei muitos aparatos tecnológicos extremamente avançados. Entre eles, um tipo de computador de mão que tinha incríveis 2,5 petabytes de espaço de armazenamento. Isso, em 2008, era o equivalente à toda a informação que existia na Internet. Entre outros aparatos, um geo-localizador, que não dependia de satélites para funcionar. Ele utilizava a variação magnética do lugar para calcular latitude, longitude, velocidade, e mais um monte de informações que a antiga rede de gps não poderia dar, como condições climáticas ou percentual de variação magnética, num nível que nem meu velho notebook de antigamente poderia captar. Outro item que talvez pudesse ser útil era um aparato denominado multi-atordoador. Era uma arma sonora, mas que produzia um pequeno pulso de ar que, quando acertava o seu alvo, o nocauteava como um belo soco. A vantagem é que aquilo não chegava a quebrar nenhum osso, já que se tratava de uma lufada de vento extremamente forte, mas podia derrubar, e isso já era algo bastante útil. Peguei também um rifle de assalto à laser, para caso a situação ficasse por demasiado perigoso.

Saindo dali, fui até a Yamaha e peguei uma moto pequena que eles tinham lá. Ela podia ser pequena em tamanho mas tinha um ótimo motor, e tinha a vantagem de ser leve, o que facilitava o trabalho de escondê-la de olhos curiosos. Não que devesse me preocupar com isso, já que todos estavam mortos, mas agora havia outro, e muito provavelmente deveria ter um treinamento tão bom quanto o meu.

Chegando nas proximidades da base da serra, por intuição eu decidi que não iria entrar pela minha entrada habitual, decisão que depois se mostrou ter sido a melhor, já que a pessoa com quem eu estava lidando parecia me conhecer muito bem.

Entrando no interior da base, vasculhei o pátio e o saguão principal e então entendi o porque do sumisso da pessoa: ela estava vivendo ali. Talvez fosse algum militar ou mesmo vários, que haviam sobrevivido à devastação da gripe. Tomando mais cuidado, fui adentrando as dependências superiores da base. Um ruído metálico me separou de meus pensamentos, e vários minutos mais tarde e com uma terrível dor de cabeça, eu acordei deitado em uma maca com uma insuportável luz incidindo diretamente em meu rosto. Eu sabia que havia alguém ali do meu lado, pois apesar de não poder ver sua silhueta, eu sentia sua presença. A pessoa falou comigo e me perguntou o que eu queria ali naquela base. Como não havia mais nada que eu pudesse fazer, eu revelei logo meus planos, na esperança de que eles pudessem estar na mesma busca que eu estava. A minha sorte foi essa. A pessoa pareceu relaxar de algum dilema interno e me disse o que ela estava fazendo ali: ela havia encontrado a cura para a doença. No entanto ela precisava encontrar uma forma de enviá-la para o passado e evitar que a doença se espalhasse pelo planeta.

Cético como eu sou, rebati logo as idéias dele, dizendo que apesar da pesquisa desenvolvida ali, ele acreditava ser impossível a viagem no tempo, por uma série de questões, que ele não enumerou mas deixou bem claro que existiam: “Não era possível viagens no tempo”. Logo após essa declaração, a pessoa desligou aquele refletor que me cegava e ligou a luz natural da sala e pude perceber então que estávamos numa sala de operações. Quando me virei para ver quem era meu carcereiro, ele estava de costas e falou comigo ...

- Se fosse possível voltar no tempo, você voltaria e tentaria salvar a raça humana, mesmo que às custas de sua vida?

Eu respondi que sim, porque eu não conhecia sofrimento maior que aquele pelo qual eu estava passando. Estava tão acostumado com a vida em sociedade que viver sem ela era como não existir. Logo que falei o que eu pensava, ele se virou e minha surpresa só não foi maior porque no começo eu acreditei que se tratava de uma ilusão, ou de que eu realmente já estava beirando a loucura, enchergando pessoas que nem mesmo existiam.

Aquilo foi um baque pra mim, e me fez pensar muito … Muitas coisas que eu acreditava ser imutáveis, quase dogmas, cariam por terra com aquela presença bem ali. Era eu mesmo, vindo do futuro. Eu fiquei com medo no início, mas depois de passado o susto inicial, eu fui ter com ele e tentar entender o que estava acontecendo.

Ele me contou com detalhes sobre como havia me encontrado no passado, durante uma operação onde ele tentava parar uma tentativa de tornar a cidade um caos. Aquilo me confundia muito, pois eu compartilhava as lembranças dele e nunca havia associado aqueles eventos e aquele rosto com os eventos de hoje. Agora as coisas daquela época começavam a fazer sentido.

Ele me contou que havia viajado para o passado para tentar frear o avanço da doença mas pelo jeito não tinha tido sucesso na empreitada. Ele então me contou que nas suas pesquisas, descobriu que a realidade não era única. Não existia somente um único universo. Vários físicos da época já haviam percebido isso, e denominavam o mesmo como multiverso, ou universo de universos. E as viagens no tempo nada mais eram do que a passagem de um desses mundos para outro. No entanto, não era possível controlar a forma como essas viagens eram feitas, ou seja, se fôssemos, não tinhamos como ter certeza de que chegaríamos, e se tentássemos voltar, não voltaríamos para o ponto de partida.

Esse era o grande ponto controverso. E era a esperança dele. Ele acreditava que era possível ao menos salvar a realidade onde ele vivia. Ele havia tentado por várias vezes a viagem no tempo e em nenhuma delas havia tido sucesso. Foi então que ele disse que havia parado nessa realidade e tentaria descobrir a cura para a doença, para depois fazer o que, segundo ele disse, seria sua última viagem. No entanto, ele disse que muito provavelmente não viajaria. Eu fiquei intrigado e perguntei para ele, mas ele não respondeu minhas frequentes perguntas.

Em vez de investir em perguntas que não levariam à lugar nenhum, nós dois juntamos esforços para concluir tudo o que era necessário para fazer a próxima viagem, já que, segundo meu eu alternativo, nesse mundo as coisas estavam piores que nos outros. Nesse as pesquisas estavam bastante atrasadas e muitas das tecnologias da viagem ainda não estavam criadas. Os dois começaram a pesquisar e estudar tudo o que havia sido produzido até o momento.

Da mesma forma que eu, ele possuía um PDA com bastante informação útil, talvez coletado durante suas inúmeras viagens temporais. A informação era tanta, e tão vasta, que qualquer conhecimento que precisássemos poderia ser encontrado ali.

Em pouco mais de dois anos, nós dois conseguimos criar um protótipo de máquina do tempo que poderia funcionar. Ao contrário das máquinas nas quais meu eu alternativo viajou, essa usava conceitos até simplórios para permitir uma viagem segura. A tegnologia que criava os escudos foi utilizada para fazer a separação do espaço que seria enviado à outra realidade. Era só acrescentar mais energia e chegaria um ponto que a força de repulsão seria tão forte que criaria um ponto de tangência no espaço, onde nenhuma matéria poderia existir. Uma singularidade. Ela era criada em volta do veículo que faria a viagem.

Quando estávamos próximos de fazer o primeiro teste com a máquina, o meu eu começou a apresentar sintomas de uma forte gripe, ou assim parecia, e isso acabou nos atrasando um pouco. Ele não me contava nada do que estava acontecendo e estava só preocupado em me enviar para o passado com a cura. Intrigado como eu sempre fiquei, passei a vasculhar nos registros do laboratório de pesquisas biológicas e entendi finalmente o porque de ele estar escondendo de mim essas informações.

Ele havia testado incessantemente várias cepas da doença em animais de teste, tentando descobrir o porque de aquela gripe não o afetar. Como nada estava dando certo, ele passou a fazer seus testes em si mesmo, e depois de um longo tempo, ele havia conseguido descobrir os fatores que levavam a doença a ser tão letal.

Nesse dia, ele veio à cidade em busca de material para fazer a coleta e estocagem do que seria a nova vacina para a doença, e foi nesse dia que nós nos vimos pela primeira vez. Ou segunda vez, se contar que nós nos encontramos há muitos anos atrás, nos idos de 2009.

Eu não contei a ele que havia feito a descoberta, ele deveria ter seus motivos para não me contar. Em vez disso, tomei grande parte da sua tarefa de terminar a máquina do tempo e logo mais, no dia 18 de dezembro de 2015, a máquina estava terminada.

Ele alegou que seria necessário que um dos dois ficasse para enviar o outro para a próxima realidade, já que era necessário operar os equipamentos daqui. Não era como antes, onde um sistema automatizado fazia todo o trabalho. Essa era sua desculpa. Além do mais, ele estava doente e dizia que essa viagem seria seu fim.

No dia 20 de dezembro, havíamos terminado todos os preparativos para a viagem de volta ao passado, e nos despedimos. Acho que foi um dos poucos momentos em que nós dois choramos. Quer dizer, que eu chorei, em dois momentos distintos. Eu sabia o porque dele estar ficando, e que nunca poderia vislumbrar o futuro para o qual ele lutou tanto. Da mesma forma, ele chorava por saber que aquele futuro não seria para ele, e que toda a sua luta foi para que aquilo não acontecesse, mas infelizmente acabou acontecendo.

É difícil se imaginar numa situação dessas, onde você encara você mesmo à beira da morte, sem saber se no futuro será a mesma coisa, ou se na verdade o futuro que eu viverei é na verdade o mesmo futuro que ele viveu. Isso nunca poderemos saber de verdade.

Sem mais demoras, ele ligou a máquina que criava o campo de repulsão e logo que mais energia ia sendo alimentada no equipamento, a realidade na qual eu vivi por todos os meus anos ia se diluindo em padrões brilhantes e metálicos. Minha última visão do meu mundo foi um adeus dado por meu eu alternativo.

Nesse momento, a despeito do que diziam as teorias sobre a viagem no tempo, eu podia sentir dentro de mim um desligamento da matéria á minha volta, como se tudo estivesse se desintegrando e tornando-se padrões luminosos. Acredito que do outro lado ele via a mesma coisa, aquela bola brilhante devido à separação do espaço, ir diminuindo e sumindo, como uma estrela que implode sobre si mesma e torna-se uma singularidade, um buraco negro. Era dessa forma que acontecia. Depois, a bola voltava novamente a crescer e no lugar onde antes estava o viajante e seu equipamento, encontrava-se o correspondente dele do lugar para onde ele havia sido enviado.

Nesse momento, a profusão de cores foi diminuindo e a realidade foi tomando forma novamente. Eu estava voltando à realidade, mas qual seria essa realidade? Eu vi que estava em outro lugar, não mais no centro de física da base militar da serra do carmo, mas próximo. Como havia trazido o geo-localizador, esperei o campo se desfazer e então finalmente o mesmo deu um local preciso: 805 Sul...

2 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)

Tudo sobre o Signo de Capricórnio

sexta-feira, 24 de julho de 2009, 12:00 Eduardo Rolim 87 Comentários

Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro

"De ti, Capricórnio ,quero o suor de tua fonte, para que possas ensinar aos homens o trabalho.

Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros.

Pelo jugo de tua carga, te concedo o Dom da Responsabilidade.
"

E Capricórnio retornou ao seu lugar.

Principal Característica: a disciplina.
Qualidade: responsável.
Defeito: a avareza.

Elemento: terra
Qualidade: cardinal
Polaridade: feminino
Planeta regente: Saturno
Exílio: Lua
Exaltação: Marte
Queda: Júpiter

Regido por Saturno, o "senhor do tempo e da razão", capricórnio representa a estabilidade, a praticidade, o esforço, a ambição, as conquistas sólidas e duradouras, a determinação em vencer obstáculos. Signo orientado para o trabalho, a disciplina, a persistência. Capricórnio é a ordem estabelecida, e também o esforço em direção ao cume das realizações. Características: responsabilidade, dever, trabalho, organização, prudência, seriedade, repressão, isolamento, depressão, dificuldade em relaxar, em sentir, pois está muito voltado para o aspecto prático e realizador. Capricórnio deve aperfeiçoar e desenvolver suas metas, com o objetivo de tornar sólidos e duráveis os frutos de seu esforço. Entretanto, deve aprender de seu signo oposto, câncer, a lidar melhor com a sensibilidade e as emoções.

Leia mais sobre esse signo em Combinações com Capricórnio
Leia sobre os outros signos no site Tudo sobre os Signos


Mitos do signo de Capricórnio

Cronos na mitologia grega e Saturno para os romanos. Castrou seu pai Urano para poder governar o mundo. É considerado o senhor do tempo e da razão.

Recebia o poder de sua mãe, Geia, assim como a foice com a qual castraria Urano. Devorava os filhos para não perder o trono para eles, mas foi derrotado por seu filho Zeus, sendo aprisionado no Tártaro, região subterrânea abaixo do reino de Hades. Quando Zeus já tinha consolidado o seu poder, libertou Cronos e o enviou para a ilha dos Bem-Aventurados, onde passou a reinar sobre os heróis, que nunca morriam.

Coube a ele o papel de consolidador do criado: sem sua atuação nada tomaria forma definitiva, discriminada e duradoura. No reino de Saturno, a Terra produzia com abundância e não havia guerras.

Como reconhecer uma pessoa de Capricórnio

"Trabalhar é preciso - sem isso, viver não é possível". Se alguém tiver de cantarolar esta versão do famoso refrão, será certamente um capricorniano. Mas só na hipótese dele ser um capricorniano já entrado em anos, porque os cabritos mais jovens são tão sisudos e compenetrados que sequer sonham em assobiar, quanto mais gastar seu latim em musiquinhas. A vida é um negócio sério, seríssimo, para todo capricorniano, e depende de muita disciplina, cálculo e clareza de metas: por isso nenhum capricorniano perde o rumo com bobagens do tipo crises existenciais.

Um cabritinho já sabe exatamente, aos 7 anos, qual o cargo e a direção numa multinacional que ocupará aos 40. Daí em diante, isto é, depois dos 40, é que a boa vida começa verdadeiramente para o capricórnio. E quanto mais obstáculos o cabrito tiver de saltar - ou espatifar - para chegar lá, melhor. Eles vivem imersos em dificuldades como peixes n'água, totalmente à vontade. Cabritos nunca esperneiam ou se descabelam quando a coisa aperta, apenas seguem adiante, pragmáticos e impávidos.

Isto explica porque um cabrito jamais fracassa: ele carrega na sua bagagem genético-zodiacal a firme determinação de ser um vencedor. E "vencedor" tem um conteúdo muito preciso para este signo de terra, regido por Saturno, o mais severo dos titãs mitológicos: estabilidade, dinheiro e posição social, e todos os três para valer. Isto significa que a um cabrito-pintor, por exemplo, pouco se lhe dá aparecer nos jornais locais se seus quadros não atingiram a cotação do mercado internacional, e toda a crítica lisonjeira não lhe rendeu o aluguel de seis meses. Cabritos só admitem estar em evidência, isto é, xereteiem a sua biografia e se metam na sua vida, se isso reverter em dividendos concretos. Mas cabritos pintores são raros - o mais natural é encontrar cabritos-empresários, cabritos-executivos, cabritos-empreendedores e cabritos-milionários.

Perfil Detalhado do Signo de Capricórnio

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio inaugura uma estação – o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, surge o capricórnio, cujo maior objetivo é a construção de algo que almeje o bem maior.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é um signo mais devotado ao mundo das relações humanas do que ao mundo interno. Não que Capricórnio seja sociável como o é Libra, ou Capricórnio, mas é dedicado ao social na medida em que deseja realizar obras para a posteridade, colocando todo seu potencial a serviço da sociedade, daí seu grande controle pessoal sobre as paixões e sentimentos, essa característica que o torna um tanto frio ou distante aos outros.

Mais do que devotado ao que considera sua obrigação ou tarefa (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas) Capricórnio se reveste de uma grande capacidade de resistir às frustrações, de se submeter às condições mais inóspitas para conseguir realizar um objetivo de longo prazo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seus méritos e de seu esforço.

O trabalho que faz e a segurança que deseja criar são conseqüências compreensíveis de seu modo de ser leal e determinado. Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, calmo até demais, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste signo, cujo glifo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas do sentimento ancestral.

Observador, de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. Ao ponto de preferir "morrer de pé" do que ceder ao seu orgulho ferido. Fiel e confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

Na saúde, Capricórnio rege os joelhos, que flexionamos em sinal de respeito ou auto-humilhação diante dos cultos, acenando para o atributo da obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral – aquilo que simboliza a estrutura do corpo humano, se relaciona ao Capricórnio, pois é da ordem de sua natureza a própria estrutura que mantém outras menores, assim como a coluna pé o que nos coloca de pé, na posição vertical.

Nas profissões, é o signo dos grandes administradores, dos políticos e de todos os que constroem projetos de enorme envergadura social. O Capricórnio está almejando sempre alcançar e permanecer no alto de uma montanha altíssima, onde possa olhar de cima o mundo e sua feira de vaidades, que no fundo despreza. A história e arqueologia, a administração pública, a pesquisa intelectual e acadêmica são preferenciais, pois criam o ambiente mais condizente com seu temperamento mais retirado e solitário. Todas as ciências humanas exercem grande atração para o Capricórnio, que aprende com elas a lidar melhor com os sistemas e estruturas que compõem a sociedade. Mas, em qualquer campo, Capricórnio deseja se destacar como o melhor, o "faixa-preta" em sua área, mesmo pagando um preço alto por isso, como a diminuição do tempo de lazer.

No amor, é um signo controverso. Sensual, gosta de carinho, mas teme quem se aproxima de repente; é fiel e constante e não deseja perder o que conquistou, pois demora muito a abrir seu espaço emocional e se fere com muita facilidade quando enganado em seus bons princípios. Altamente sexualizado, só consegue se expressar em um ambiente de confiança e amor, desprezando os aspectos frívolos da relação. Leva tudo à sério e assim espera ser tratado.

Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marron e o negro. Astro regente: Saturno.

Decanatos e Personalidades do Capricorniano

- 1º Decanato: Costuma ser indeciso e mutável, sofre por amor (22/12 a 31/12).

- 2º Decanato: Embora seja lento, é obstinado e possui grande vitalidade e eficiência (01/01 a 10/01).

- 3º Decanato: É tímido, melancólico, perseverante e calado (11/01 a 20/01).

Análise do Capricorniano

O Quinto Setor de um mapa solar se relaciona, entre outras coisas, ao sexo. Sua Quinta Casa Solar é Touro. Com Touro, suas necessidades são básicas, assim como complexas. Na área do amor e do sexo, você é vulnerável. Você comunica seus sentimentos. O amor é vida para você. Obviamente, você é um enigma. A combinação de Saturno (Capricórnio) e Vênus (o regente de sua Quinta Casa) fornece símbolos planetários que, por sua vez, lançam luz maior à suas atitudes sexuais. Vênus representa o amor; Saturno, disciplina. Saturno representa a paciência e Vênus o luxo. Você atrai muitos casos amorosos, envolve-se constantemente. Sua Sétima Casa, relacionada ao casamento, é Câncer, associado à Lua. A Lua, Saturno e Vênus pintam um quadro que nos mostra a necessidade de cordialidade, uma tendência a esbanjar afeições e um tremendo sentimento de insegurança. Mulheres de Capricórnio procuram proteção. Homens de Capricórnio possuem um forte instinto de proteção. Homens e mulheres de Capricórnio possuem ideais elevados, mas tendem a vagar em todas as direções ao mesmo tempo. Capricórnio, nessa área, é cauteloso quanto a revelar sentimentos verdadeiros. Mas quando a armadura é removida, os sentimentos fluem de uma só vez. Capricórnio é afetuoso, se entrega e, por vezes, se expressa de forma violenta. Alguns dizem que é mais submisso do que amante. Mas, na verdade, você se torna submisso quando sua afeição não é merecida. Você é um bom administrador dos negócios dos outros, mas pode perder o emprego quando se trata dos seus negócios. Corrija isso e sua vida inteira vai mudar; o amor se tornará realidade ao invés de um sonho. Sua disposição não é constante; está sujeita a altos e baixos. Você é possessivo, ama a idéia de estar amando, gosta de estar amando. Sendo nascido sob o décimo signo zodiacal natural, tendo Saturno como seu significador, você aprecia exercer o papel de gerente. Quando gerencia, planeja e calcula, não importando o quão elevados sejam seus motivos, você frustra muito de seu prazer. Você está sempre disposto a assumir a responsabilidade por seus atos. Isso é admirável, Capricórnio, exceto quando os outros, sentindo isso, tentam empurrar mais do que sua parte de culpa para cima de seus ombros. Casamento, para você, representa uma forma de segurança acolhedora, uma chance de construir, de começar de novo. Sua natureza amorosa é intensa. Sua memória é longa: se alguém que você adora trapaceia, tende a não perdoar essa pessoa, mesmo que, superficialmente, dê essa impressão. Para você qualquer coisa é possível. Você pode ser vingativo. Quando ama, se sua confiança não é abusada, seu amor é bom e duradouro.

A Mãe do signo de Capricórnio

Ela é séria demais e tem pouco tempo para brincar com os filhos. É que a mãe capricorniana vive fazendo bicos para cobrir as despesas. Tudo isso para que os pimpolhos estudem na melhor escola da cidade e freqüentem os melhores dentista e médico da região.

Mamãe "cabra-peixe" é assim: o que interessa mesmo vale um investimento e, se ela não tem dinheiro para isso, correrá atrás. Sábia o bastante para investir nos talentos reais dos filhos, ela jamais irá financiar seus sonhos sem pé nem cabeça.

Tudo isso é meio chato e previsível, mas olhe para você agora: a maior parte de seus colegas e amigos sofre com as dificuldades de quem habita este Brasil injusto, enquanto que você aprendeu com mamãe a ser muito atento e determinado. Para compensar os altos padrões de expectativa e o convencionalismo da mãe de Capricórnio, você pode freqüentar algumas sessões de psicanálise, pois terá dinheiro para isso.

O Pai do signo de Capricórnio

Se você tem um pai capricorniano, você tem "o" pai. Consciente de seus deveres e responsabilidades, ele está pronto para fazer qualquer sacrifício para garantir uma vida confortável aos filhos. E não dá muita bola para o que não é essencial! Boas escolas, bons médicos, sapatos em ordem e dentes escovados é o suficiente.

O pai de Capricórnio é a própria encarnação do símbolo do pai na astrologia. Ele quer que seus valores possam dar frutos visíveis nos filhos, por isso é devotado a eles. Talvez lhe falte um pouco da graça e da irreverência dos pais de outros signos. Contudo, ele está aí, como uma rocha firme, com suas convicções e seu tempo controlado para cada ação.

Este é um pai que precisa de afeto, pois gosta de carinho, apesar de não demonstrar isso.

A Criança do signo de Capricórnio

A criança de Capricórnio é determinada e disposta, não recuandodiante de obstáculos e desafios. É normalmente muito prática e
prudente, embora dotada de iniciativa e coragem para expor-se.

Uma criança desse signo saberá esperar o Natal para receber o presente que deseja. Não tem pressa, mas não deve ser decepcionada. Um compromisso feito a ela ou por ela é coisa séria.

De natureza um tanto fechada, é muito rigorosa na seleção de seus amigos, muito embora seja capaz de ter um séquito de outras crianças ao seu redor. A calma e a paciência não devem ser testadas nem desafiadas pelos pais ou pelos irmãos, porque o resultado pode ser devastador. Como um elefante, ela jamais esquece uma ofensa.

As características negativas a serem corrigidas pelos pais são a avareza, o autoritarismo, o materialismo, a limitação e a rigidez.

O Futuro
A criatividade é o forte do nativo deste signo e, para exercitá-la adequadamente, precisa ter o ambiente sob controle, organizado, com as tarefas bem definidas e bem gerenciadas. Tem boa visão para se antecipar ao fracasso e reformular sua atuação, revertendo-a e recuperando o que parecia ser um desastre iminente.

A Saúde
A criança de Capricórnio pouco trabalho dá aos pais em termos de saúde, pois este é o signo mais resistente de todos do zodíaco, atingindo normalmente idade avançada. A pele, os ossos e os dentes são seus pontos fracos, além de pequenas inflamações e furúnculos.

Como será sua Chegada em Casa?

Sempre surpreenderá seus pais os bebês capricornianos, porque quando nascem parecem uns velhinhos. Eles parecem velhos na mocidade e jovens na velhice. Embora eles pareçam um incômodo com a sua maturidade precoce, são de gosto muito definido e positivo na hora de comer. Nem ele, nem ela não armarão um escândalo para lhe falar que não gostam de um tipo de comida, eles o comunicarão de um modo simples. Você poderá se sentir um pouco intimidada pelo comportamento tão reservado dele e não saberá qual a verdadeira razão. Para ser justo, ele lhe tocará como um menino. Esta é a classe de menino ou menina que segue os próprios pensamentos. Eles serão organizados para alcançar os seus objetivos, de uma maneira ou de outra. Eles rastejarão até poder chegar àquele brinquedo ou lugar onde querem chegar. Nunca serão modestos até chegarem aonde eles quiserem chegar. Eles lhe darão claramente a mensagem. Se eles querem alcançar algo e você lhes fala “Não”, você pode ter duas respostas. A primeira, não aceitará isto sem lágrimas e a segunda ele levará adiante seu objetivo não tomando conhecimento de nada, como se nada tivesse acontecido. Se ele decidir que não lhe importa, tomará a primeira decisão, e se realmente lhe interessa, tomará a segunda decisão. Eles começarão a ser organizados desde cedo e criarão a própria rotina. Eles terão os brinquedos organizados do modo deles e notarão se alguém mexeu ou moveu-os de lugar. Ele se adaptará naturalmente aos horários de comer e brincar. Eles são familiares e não são dados a grandes grupos de amigos, alguns poucos já são suficientes para eles. Estas crianças serão extremamente responsáveis. Ao chegar da escola, primeiro eles farão os deveres e depois irão brincar. Eles gostam de brincar de ser autoridade e lhe proporá você ser a filha e assumirão o papel de pai ou mãe. Eles também gostam de pintar e escutar música. Eles gostam de fazer algo lucrativo e não perder tempo em tolice. Eles são bons estudantes, mas perdem a paciência se são ensinados a um ritmo muito vagaroso para o seu nível.. Com a perseverança eles alcançam o que muitos são incapazes. Eles não farão grande ostentação das realizações e continuarão deste modo na vida adulta. Debaixo daquela armadura de maturidade esconde um coração jovial e tenro. Se você necessita pedir dinheiro emprestado, lhe dará. Será agradável com os homens velhos. Será organizado para o futuro e levará isto muito seriamente. Será dedicado a família e você sempre saberá onde se encontra. Terá sonhos brilhantes, sólidos e práticos. Sua filha ou filho capricorniano sempre respeitará sua sabedoria, e quando você tiver seus problemas, ela estará ao seu lado. O visitará ou talvez o convide para visitá-lo de forma que você faça sua casa próximo a dela. Neste momento ela irá fazer de tudo para você, como gratidão por todo o amor que você lhe ofereceu durante sua infância.

O Animal de Estimação Capricorniano

São animais extremamente inteligentes e nunca cometem o mesmo erro duas vezes. Logo aos 3 ou 4 meses de idade já são inteiramente funcionais e altamente responsáveis. Se por um lado gostam de solidão, por outro são generosos e afectuosos, manifestando estes sentimentos com algum retraimento e timidez. Tal como nos signos Touro e Virgem, com influência Terra, o seu pequeno Capricórnio pode esquivar-se ao exercício. Submeta-o a dietas de vez em quando.

O beijo do Capricorniano

Este signo de Terra não é como os outros. As pessoas de Capricórnio parecem quietinhas, tímidas, um pouco assexuadas... até você ficar a sós com elas. Aí você vai ter oportunidade de comprovar o ditado que diz que as aparências enganam. O beijo capricorniano é contido, porém calculado: ele sabe onde quer chegar, ele sempre sabe. Portanto, não se iluda com aquele jeitinho sóbrio e super-educado: Capricórnio não perde a sua chance, e encanta você primeiro pelas palavras, pela sensatez, e quando você percebe... já está sendo beijado! Portanto, ele não é lento, é oportuno, estratégico. Ah, e de preferência deixe que ele ou ela tome a iniciativa ou, avise que vai beijá-lo. Faz parte de seu jogo de sedução ter um certo controle da situação, e os de Capricórnio, principalmente os de ascendente, detestarão ser pegos de surpresa.

Rituais para o Ano novo do Capricorniano

No dia 31, liste os assuntos difíceis de sua vida em um papel e queime-o, imaginando o desaparecimento de tudo o que não interessa. Pense também em espaços se abrindo para o novo. Faça uma lista de propósitos e acrescente a frase "aceitar o novo, deixar ir o velho". Enterre-a fora de casa num local bonito. Plante uma muda por cima. Mentalize a planta e a sua vida florescendo. Antes da festa, durante o banho, jogue na cabeça e no corpo chá de alecrim com uma colher de sobremesa de óleo de amêndoas e uma colher de chá de mel. Vista-se de cinza-claro e vermelho. Coma sete uvas vermelhas à meia-noite e brinde com champanhe.

Fontes dos textos:

Terra Esotérico
Horoscopo Signo
Portal TopGyn

87 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)

Eclipse mais longo do século, hoje!

terça-feira, 21 de julho de 2009, 10:57 Eduardo Rolim 0 Comentários

Eh meus amigos, uma dessa vocês não vão ver tão cedo. Esse eclipse de hoje será o mais longo do século. É uma pena que não poderemos vê-lo, a não ser que alguém esteja de viagem marcada para a Ásia (Eh só assistir a Globo, daí vc se sente na Índia e consegue ver o eclipse ahuahauah (mode piadainfame off).

Mas, vamos ao que interessa ...

A partir das 06h23 na Índia (21h55 de terça-feira no horário de Brasília), a noite voltará a cair um pouco depois do amanhecer no estado de Gujarat (oeste).

Depois, a escuridão se irradiará por um corredor de 15 mil km de extensão e 200 km de largura, atravessando a Índia, o Nepal, o Butão, Bangladesh, Mianmar e China, e alcançando também as ilhas meridionais japonesas de Ryukyu. Ele durará até 6 minutos e 43 segundos.

Eu acho que só veremos outro assim só daki uns 123 anos ... Bom, muito provavelmente o elfo aki só será história. Com certeza já terá partido para as terras imortais. Então, nõ deixem de aproveitar. Larguem a novela Caminho das Índias da Globo e vão pra internet ver o que realmente estará acontecendo lá na Índia: O Maior Eclipse do Século...



Nesta madrugada haverá o mais longo eclipse solar do século, com duração de seis minutos e meio. Pena que não será visível daqui do Brasil, somente na Índia, Butão, Nepal, Bangladesh, China e Japão. Só que um evento desses só irá se repetir em 2132, e claro, nós não mais estaremos aqui para ver. Só que o Mundo Tecno vai dar uma mãozinha para evitar que você perca esse fenômeno.

A NASA criou um hotsite para o eclipse, que inclui informações detalhadas e informações para quem quer brincar de astrônomo. No entanto, estou com problemas para abrir este site.

Se preferir acompanhar ao vivo, a Universidade de Dakota irá transmitir ao vivo da China, a partir das 21:14:54 de hoje, horário de Brasília. Também você pode acompanhar via UStream, através deste link. A comunidade de astrofísica de Madrid, Astrocam, também transmitirá ao vivo o eclipse. Ainda há o Observatório de Griffith, que também vai transmitir online.

Além disso, na Wikipedia você também pode encontrar mais informações sobre o Eclipse. Fora o Twitter, onde você pode acompanhar as pessoas do mundo inteiro falando sobre o Eclipse.

Pronto para passar a noite acordado? :)


Fonte: Blog Mundo Techno

Outra coisa que não tinha notado: Ontem o aniversário de 40 anos da Missão Apollo 11. Excelente presente dos Deuses Astronautas do livro 2001, uma Odisséia no Espaço, não ?? Agora, quando é que os monolitos vão aparecer? Será que sobreviveremos à 21 de dezembro de 2012?? Só nos resta mesmo admirar esse evento celeste!!

Outras fontes:
Wikipédia: Eclipse solar de 22 de julho de 2009
Blog Ambiente Brasil
Participação especial do blog Mundo Techno

0 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)

Telepatia Online - Quod erat demonstrandum

domingo, 19 de julho de 2009, 11:37 Eduardo Rolim 3 Comentários

Bom, eu disse que iria trazer para você a resolução desse problema intrigante, não disse?

Vocês vão ficar tão putos quando souberem como o problema é simples que vão querer me matar se matar.

Antes de continuar, peço para que as pessoas que ainda não decifraram o problema ou que ainda acreditam que se trata de um exemplo vívido de telepatia, que queimem um pouco dos neurônios com o problema antes de ler essa resolução. Pensem pessoas, vcs são inteligentes o bastante para isso...

Repitam consigo mesmos a frase "Quod erat demonstrandum" e vejam a resposta:



Essa brincadeira, que como várias pessoas perceberam, têm alguma relação oculta com os múltiplos de nove. Eh, realmente têm sim, e fico triste de saber que a maioria das pessoas hoje não se lembram mais da conhecida prova dos nove, que era ensinado no ensino fundamental.

Na prova dos nove, somam-se os algarismos de um número para fazer o noves fora, isto é, tirar todos os noves possíveis do número.

O que resta, na verdade é exatamente o resto da divisão do número por nove. Por exemplo, 35 dividido por 9 dá 3 e resto 8. 3 + 5 = 8!

Quando se soma os algarismos do número, está, como já disse, a obter-se o resto da divisão por 9. Depois, quando se subtrai isso do número original, está-se tirando esse resto do número original. Ora, fazendo isso, o que sobra tem que ser um número múltiplo de 9.

Por exemplo, 35 - 8 = 27. Sendo o resultado um múltiplo de 9, como já vimos, somando seus algarismos, estamos a fazer de novo noves fora e o resultado tem que ser 9.

Como eu disse, vocês iriam rancar os cabelos. Infelismente, ninguém me deu uma descrição matematicamente formal do problema, apesar de todos os comentários e e-mails que me foram enviados demonstrarem como o problema funcionava. Mas, ninguém, nem mesmo um professor de matemática percebeu a ligação com um conceito tão simples como a prova dos nove. Eh, vocês precisam estudar mais matemática meus amigos.

Como prêmio de consolação, vou postar aqui outras curiosidades relacionadas ao número nove:

Em relação ao número nove, note-se que:

Os múltiplos de 9 são sempre 9 quando somados os algarismos que os compõem. Exemplos:
2 x 9 = 18; 1 + 8 = 9
….
6 x 9 = 54; 5 + 4 = 9
…. e assim sucessivamente.

Um número é divisível por 9 se e somente se a soma dos algarismos desse número for divisível por 9;

9 é a base da conhecida ‘regra dos nove’ ou ‘noves fora’ para a verificação de uma adição;

9 ou qualquer dezena cuja soma dos dois algarismos dê o número 9, multiplicado por 12345679, dará sempre um número de algarismos repetidos:
12345679 x 9 = 111111111
12345679 x 18 = 222222222
12345679 x 27 = 333333333
12345679 x 36 = 444444444
12345679 x 45 = 555555555
12345679 x 54 = 666666666
12345679 x 63 = 777777777
12345679 x 72 = 888888888
12345679 x 81 = 999999999

Finalmente, 9 é o único quadrado que é a soma de dois cubos consecutivos.

E para concluir, dois outros problemas que envolvem o número nove:

Mágica 1: Como ganhar dinheiro simulando super-dotismo

É bem simples, mas é conveniente brincar um pouco por sua conta para entendê-la melhor.

Escolha um número de quatro dígitos, tal como 1985, 3045 ou 6660. E peça sua mãe, pai, cachorro, irmão ou parede dizer um outro número de quatro dígitos. Para cada um deles, você vai escrever um outro número embaixo, também de quatro dígitos, de tal forma que ele se complemente dígito a dígito em 9. Isso é:

1430 tem como complementar 8569. Somando os dois temos 9999.

Prefixe um número de pessoas a perguntar anteriormente. O resultado final vai ser dado por

Y + (n x 10.000)-n, onde Y é o número que você escolheu inicialmente e n o número de pessoas que você fixou.

Contando assim, escrito, parece bobagem. Mas te juro que as 3 vezes que o professor fez isso a gente ficou bem nervoso com o fato de antes ele saber o resultado final.

Mágica 2: Caligrafia algébrica

Você tem um amigo que tem número horríveis no papel? Quer que ele treine a escrita dele, como no pré-primário?

Faça o seguinte. Peça ele pra escrever os 9 algarismos que não o zero em uma folha de papel. Assim:

1 2 3 4 5 6 7 8 9

E então peça pra que ele escolha o mais feio. Supondo “5″, peça que ele multiplique o número 12345679 ( sem o 8 ) vezes 9 vezes 5. A conta vai ser 12345679*45. Te juro que no final teremos a incrível resposta de 555.555.555. Só nessa o seu amigo já escreveu 9 vezes o número 5, e agora vai possuir uma arte bem mais bonita na escrita deste distinto número. E te juro ainda que isso funciona pra qualquer um deles. Escolhendo um número n, multiplicando n x 9 e depois vezes 12345679, teremos nnn.nnn.nnn.

Fontes:
Wikipédia - prova dos nove
Blog Conversamos - brincar com o numero 9
Wimps - Mágicas Matemáticas

3 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)

Tudo sobre o Signo de Sagitário

sexta-feira, 17 de julho de 2009, 12:00 Eduardo Rolim 63 Comentários

Sagitário - 22 de novembro a 21 de dezembro

"A ti Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha idéia eles se tornam amargos.

Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecereis a inquietação.

A ti Sagitário, darei o Dom da Infinita
Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz.
"

E Sagitário retornou ao seu lugar.

Principal Característica: a expansividade.
Qualidade: o otimismo.
Defeito: a arrogância.

Elemento: fogo
Qualidade: mutável
Polaridade: masculino
Planeta regente: Júpiter
Exílio: Mercúrio
Exaltação: Nodo S
Queda: Nodo N

Sagitário representa a expansão dos horizontes, que pode ser física, mental, cultural, espiritual. É a busca do abstrato, do sentido da vida, de uma ampla compreensão que leve à sabedoria. O símbolo do signo, a flecha, representa as metas, os ideais, os objetivos, que estão sempre apontados para novos alvos. Características: idealismo, desejo de liberdade e aventura, expansão, franqueza, aspirações, novos horizontes, otimismo, alegria, jovialidade, intuição, dom profético, exageros, fanatismo, rigidez, dogmatismo, moralismo, falta de tato, inquietude. Sagitário possui a missão de divulgar o conhecimento, de passar adiante os ensinamentos e experiências que vai adquirindo ao longo da vida. Representado na figura mitológica do centauro (metade animal, metade humano) que simboliza a busca de união entre os instintos e o conhecimento.

Leia mais sobre esse signo em Combinações com Sagitário
Leia sobre os outros signos no site Tudo sobre os Signos


Mitos do signo de Sagitário

Na mitologia grega associa-se à Zeus. Outro mito importante referente à sagitário é o do centauro Quíron.

Zeus era filho de Cronos e Réia. O pai costumava devorar os filhos, com medo de que fosse deposto por eles. Réia, para evitar a morte do filho recém-nascido, envolveu uma pedra com panos, entregando-a à Cronos, que a engoliu como se fosse o filho. Zeus, depois de crescido, iniciou a longa batalha para tirar o poder supremo das mãos de Cronos. Derrotou o pai depois de vários anos de batalhas sangrentas. Após, dividiu com os irmãos Hades e Poseidon a posse do reino conquistado. Zeus ficou com o céu e a superfície terrestre; Hades com o mundo subterrâneo e Poseidon com o mar.

Casou-se com Hera, esposa ciumenta, que a cada amante de Zeus reagia com brigas, punições ou vinganças, representando uma batalha entre o espírito criativo livre, sem rédeas, e o mundo da forma e da responsabilidade.

Quíron, o outro mito do signo, era um centauro, metade homem e metade cavalo, era o senhor das ervas medicinais, da cura e da alquimia. Ele é ferido na perna por uma flecha embebida em sangue venenoso da Hidra. Quíron não pode morrer, pois é imortal, mas sua ferida é incurável, mesmo sendo ele o deus da cura. É a alegoria do curador ferido. Quíron é um sábio e professor, e sua sabedoria aumenta com o sofrimento. Prometeu cedeu ao centauro o direito de morrer para acabar com o seu sofrimento, e assim Quíron ascendeu aos céus para a constelação de sagitário.

Como reconhecer uma pessoa de Sagitário

Ele chega em casa disposto a pegar uma ducha rápida e uma sessão das dez quando o telefone toca. O sujeito do outro lado da linha nem é assim tão amigo, e menos ainda o camarada que se meteu numa enrascada, o que é o motivo do telefonema: "Lembra do Juca, aquele que joga bilhar às vezes com a gente, bateram no carro dele e fugiram, e ele ligou do orelhão pedindo para eu dar uma força, mas como meu carro está na oficina, queria saber se você pode quebrar o galho". O sagitariano não fica muito satisfeito, mas vai- não seria ele quem iria deixar na mão, a pé, um cara franzino como o tal Juca. Encara a missão, e atravessa a cidade para resgatar o Juca do bilhar - e quando verifica o tamanho do estrago da batida, não se limita a chamar um guincho, mas exige que o Juca (que, a essas alturas, só quer remover o carro e tomar duas aspirinas) passe num tribunal de pequenas causas e peça indenização, já que havia anotado o número da chapa do facínora, e, ora, o Juca tem mais é que fazer valer seus direitos. Não adianta o Juca protestar que está cansado, o tribunal é longe, e, ademais, não há testemunhas, e etc e tal: para um sagitariano, trata-se de uma questão de príncipios. E príncipios são incontornáveis.

O arqueiro é aquele que estará sempre lembrando-lhe os seus direitos - quando não estiver chateando com os seus deveres - e parece ser, igualmente, o único tipo do zodíaco que acredita que a justiça, além de cega, é certeira. Acene com uma causa - política, cientifíca, religiosa, musical - que o sagitário vai disparar feito uma seta em defesa dela, com uma empolgação só equiparável a sua proverbial falta de tato. Alguém faliu porque foi sangrado pelos bancos? O sagitário tentará um novo financiamento. Alguém foi demitido nos últimos cortes da empresa? O sagitário passará um abaixo-assinado entre todos os funcionários da firma, incluindo seu chefe. Alguém na reunião de condomínio protesta porque sua empregada sobe pelo elevador social? Como ele adora escandalizar a galera, vai emudecer os condôminos, declarando "vocês se enganaram, ela é minha namorada".

Gozador, franco, inimigo de todo subterfúgio, o arqueiro sempre faz e diz o que pensa, e na maioria das vezes faz e diz sem pensar. É aí que ele leva grandes tombos, despencando direto do Olimpo de seus nobres ideais para uma realidade menos acolhedora. É quando descobre, por exemplo, que o culpado da batida foi o próprio Juca, e por isso ele demonstrava tanta resistência aos tais direitos. Sagitário, com sua mania de andar sempre de cabeça empinada, hipnotizado por metas longínquas, vive tropeçando nos seus próprios pés. Nada grave, porém: ele continuará otimista, porque nasceu sob o signo de Júpiter, o mais mão-aberta dos deuses. E sua sorte, mesmo que tarde, jamais vai falhar.

Perfil Detalhado do Signo de Sagitário

Sagitário tem a função de espalhar e acomodar, adaptando as descobertas feitas em Escorpião a um mundo mais amplo, onde a força aglutinada possa ser posta a serviço de uma inspiração, de um rumo social maior.

De todos os signos do Zodíaco, Sagitário é o que mais deseja alargar a visão, sair do mundo fechado e intenso do Escorpião, para ganhar não mais o bairro nem a cidade, mas outro país, outra cultura. Daí, a enorme necessidade, tão natural nesse signo, de viajar, conhecer países e pessoas completamente diferentes do lugar onde nasceu.

Ele precisa testar as verdades do Escorpião, tem que colocar em prática a propaganda do que acredita, ver se a fé em algo invisível realmente pode levá-lo a alcançar patamares melhores e maiores. Assim, Sagitário quer sempre mais – e melhor. E, de quebra, tudo feito com generosidade e alegria, porque ele não deseja guardar apenas para si suas descobertas, mas precisa reparti-las com a comunidade.

Sua natureza é essencialmente propagadora e otimista, as vezes até sem pé nem cabeça. A força da fé, do espírito (é um signo do elemento Fogo) é tanta que o Sagitário pode esquecer do corpo, a não ser quando se dedica aos esportes, pois é um signo gregário que adora fazer algo em grupo.

Sua inteligência se manifesta em todos os campos da vida e sabe se adaptar às circunstâncias mais inóspitas, sempre mantendo o pensamento firme num amanhã melhor. A tal ponto que acaba dispersando suas energias em projetos mirabolantes que jamais se concretizam, o que depois faz com que Sagitário se torne melancólico porque descobre que o mundo não é aquele lugar de sonho que imaginava.

É um signo justiceiro, que luta pelos fracos e oprimidos, mas também impõe a lei, gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento. Nas competições, estabelecem estratégias brilhantes – um recurso particularmente importante no esporte.

Na saúde, Sagitário rege as coxas e o fêmur, pois as pernas é que fazem caminhar e ganhar os grandes espaços que as mãos (regidas pelo signo oposto, Gêmeos) não alcançam. O fígado é órgão que antigamente se relacionava ao sentido de expansão na vida, um tema do Sagitário por excelência. Por vezes, Sagitário se descuida do corpo, pois o fogo do entusiasmo é maior que tudo – e depois, exauridos pelos excessos de todas as ordens, pois deseja experimentar mais e mais de tudo, o organismo se desequilibra. Dietas apropriadas servem para restaurar o equilíbrio.

Nas profissões, Sagitário se destaca na propaganda, porque é um divulgador nato, na editoração, pelas mesmas razões, mas também no direito – porque detesta a injustiça. Nos esportes, porque a vida ao ar livre entusiasma e faz bem ao seu enorme vigor. Por outro lado, também as profissões relacionadas com a espiritualidade, a educação formal – Sagitário sabe usufruir o melhor lado do bem-estar social da comunidade e se dá bem na transmissão das informações, mas é legalista e tende a reforma, mais do que à revolução.

No amor, o que importa é explorar, conhecer, saciar a curiosidade, mais do que a estabilidade e a rotina. Sagitário foge da rotina, porque almeja o mundo livre do espírito e com isso vai passando pela vida, colecionando grandes amores, sem contudo se fixar em nenhum. Às vezes pode acontecer, caso existam fatores astrológicos na carta mais estabilizantes, mas é raro. Paixões estremecedoras, grande vontade de viver sonhos, forte sensualidade, e uma fidelidade antes de tudo filosófica, mais do que sexual.

Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o berilo e o quartzo verde, seu metal é o estanho, sua cor é o azul-real e o azul-arroxeado e o verde-azulado profundo. Astro regente: Júpiter.

Decanatos e Personalidades do Sagitariano

- 1º Decanato: É rebelde e independente, analítico aos detalhes, geralmente pouco feliz no casamento (22/11 a 01/12).

- 2º Decanato: Possui uma imaginação ardente e adora discussão (02/12 a 11/12).

- 3º Decanato: É esperto, voluntarioso, agressivo e astucioso (12/12 a 21/12).

Análise do Sagitariano

A Quinta Casa de seu horóscopo solar, representando o amor e o sexo, é Áries, relacionada ao planeta Marte. Isso combina com seu regente solar Júpiter para fazê-lo extremamente popular. Sua atitude está propensa a ser ambivalente. Não é sempre fácil para você ser sério sobre o sexo e o amor. Seu impulso criador é forte. Pensa no amor e no sexo como experiências prazerosas, o que é, basicamente, uma visão saudável. Você não consegue suportar um parceiro intolerante; seu ponto de contraste aqui é a liberdade. Para você, o mundo é amor e quer que todos amem, particularmente, a você. Você percebe a verdade, e pode sentir quando está sendo enganado pelos outros. Mas não está isento de mentir para si mesmo. Você pode ter o que deseja, mas nem sempre consegue o que é bom para você. Procura pelo amor, mas pode conseguir problemas. Isso não quer dizer que você não consegue encontrar a pessoa certa; é apenas dizer que encontrá-la parece mais difícil para você do que para a maioria das pessoas. Como Sagitariano, homem ou mulher, você é fogoso, expressivo e generoso. Você tem tanto que gostaria de oferecer, atraindo alguns parceiros dispostos apenas à aceitar. Amor e sexo para você, significam uma fuga da rotina e uma oportunidade de se elevar emocionalmente. Você é um romântico. É por isso que, às vezes dá a impressão de flertar muito. Você tem natureza dupla: no aspecto negativo, finge. No aspecto positivo, é discreto. Obviamente, você tem alguns problemas, a maior parte deles criados por você mesmo; especialmente onde o amor e o sexo estão envolvidos. Você não tem talento em facilitar as coisas pra si mesmo; ao contrário, tem um jeitinho de fazer o oposto. Você enxerga além do imediato, mas nem sempre é capaz de ser objetivo. Encare a verdade e siga ao longo de linhas realistas, ao invés de imaginárias. Os símbolos Júpiter-Marte, para você relacionados ao amor e ao sexo, são excitantes. Você se entrega por completo. Você tem um bom senso de humor, o que talvez seja uma das maiores vantagens que qualquer um poderia desejar. Tudo bem se quiser causar uma boa impressão, mas, Sagitário, não pode ser feliz se tomar atitudes apenas para satisfazer ou confortar os outros. O seu signo simboliza liberdade. Seus impulsos são definidos. Terá mais do que uma oportunidade para o casamento. Você atrai pessoas agitadas, e também pessoas com problemas psicológicos. Evite o sarcasmo; tenha atenção quando perceber que as reclamações estão dominando a conversa. Então esta área de sua vida brilhará. Sua vida brilhará!

A Mãe do signo de Sagitário

Uma coisa é certa: se sua mãe é uma típica sagitariana, você aprendeu a confiar na sorte que a vida traz (embora, aos seus olhos, ela possa vir muito de vez em quando). Sagitariana "da gema" não leva a sério lamúrias e lamentos. Para ela, tudo acaba bem.

Você não terá dificuldade em realizar seus sonhos adolescentes: sua mãe adorava acampar na praia e irá entender quando você quiser fazer o mesmo. Os filhos das sagitarianas aprendem a ser independentes, mesmo que não queiram. Se sua mãe é de Sagitário, deve ficar brava quando você foge dos desafios da vida. Mas, impulsiva, ela é capaz de comprar todos os CDs de seu artista preferido, se sente que você está cabisbaixo e desencorajado.

Ela é regida pelo maior dos planetas, Júpiter, e o que é grande atrai seu olhar e agita seu coração.

O Pai do signo de Sagitário

Este é um pai atleta, desbravador e aventureiro, que leva tudo na esportiva. Mas também é bravo, pois tem "pavio curto" e não suporta a dependência dos filhos e a insegurança que eles podem apresentar. Mas ele compreende que todos têm seus momentos de hesitação e tristeza, porque é muito intuitivo.

O pai sagitariano quer ver seus filhos independentes e autônomos. Ele é amigo dos pimpolhos e é sempre engraçado, até nos momentos mais difíceis. E isso é uma verdadeira benção, que dissolve mal-entendidos e caras feias.

Quem tem um pai deste signo tem em casa um camarada, que adora viajar e se aventurar na companhia dos filhos.

A Criança do signo de Sagitário

A criança de Sagitário tem uma natureza adaptável, onde se destaca o entusiasmo como sua melhor característica. Tentar controlar sua agitação é o erro mais comum de seus pais, que demoram um pouco para entender seu espírito nômade e independente.

Se não for vigiada, num belo dia é capaz de sair de casa, atravessar a cidade e ir visitar a avó ou alguém de quem goste, sem medo e sem vacilação.

Para manter essa criança sob controle, nos primeiros anos de sua vida, é precisa mantê-la sempre em atividade e em desafio, porque o que desejam não está por perto. Um brinquedo novo não a trairá tanto quanto uma viagem.

As características negativas a serem corrigidas são o exagero, a agitação, a imprudência, a irresponsabilidade e a hipocrisia.

O FUTURO
O nativo desse signo poderá realizar trabalhos de natureza elevada e espiritual com a mesma facilidade com que fará trabalhos simples, ligados à natureza. Precisará de um trabalho sempre desafiador, pois detesta a mediocridade.

A SAÚDE
Uma criança de Sagitário na cama é sinal de um problema grave, pois é normalmente muito saudável, embora sujeita a algumas
crises na coluna vertebral e no sistema circulatório. A gota ataca os homens, enquanto que a flebite e a ciática são mais freqüentes
nas mulheres. Manter o peso deve ser observado desde pequena.

Como será sua Chegada em Casa?

O calendário não importa, eles nunca crescerão. Eles o cumprimentam com o coração de forma entusiasmada. Seu pequeno Sagitário cumprimentará você e precisará ser amado por seu modo transparente de ser. Quando as pessoas não lhes devolverem a saudação, eles são desapontados. O sagitariano é contente e brincalhão. Até os mais pequenos precisam estar em companhia. Não tente deixá-los sós porque então explodirá em grito. Ele precisa da segurança do cheiro humano e dos sons. Não lhe dando isto, ele se tornará um adulto sarcástico. Eles sempre são jovens e informais. Sempre com a honestidade antes de tudo. Eles refinaram esta arte e a esperarão de você na mesma medida. Sua autoridade é um jogo de justiça para as crianças deste signo. Ela lhe prestará atenção se achar uma razão lógica atrás de sua ordem. Seu comando será examinado, se não for deste modo, estará em frente de você com toda sua honestidade e suas tentativas de persuasão. Você tem que ser forte quando tiver certeza que a razão está do seu lado. Mas quando você está enganado, você tem que admitir que cometeu um engano, ganhando, deste modo, o respeito e confiança se seu pequeno Sagitário. A curiosidade do sagitariano nunca termina. O dia começa com uma pergunta e termina quando ela vai dormir com uma pergunta nos lábios. Considerando que ela aprende a articular os "Porquês" para o vocabulário dela, não suportam a hipocrisia dos adultos; os desaponta. Eles cheiram a mentira a quilômetros. Quando eles forem adolescentes, não trazem as regras baseadas em convenções sociais, e sim, em seu bem-estar. Eles têm voz ativa e respostas lógicas à sua insistência quando você tentar lhes impor barreiras sociais. A necessidade de serem fortes e livres os levará a pensar que eles também estão livre das laços familiares. Se os criticam e não os aceitam como são, eles realmente irão embora. A cura para esta injustiça, é que quando pequeno você lhe ensine a respeitar seu senso da honra e tolerância. Ele espera que o romance comece cedo. Lhes ensine economia. Elas gastam o dinheiro facilmente como se o bolso estivesse furado. Eles têm que aprender que quando eles gastam sua mesada, tem que aguardar o próximo mês. Ambos os sexos desfrutarão a escola. As facetas múltiplas deles e sua grande curiosidade os farão aprender. Para eles a coisa mais inovadora é a educação, e isto os torna, digamos, estudantes felizes. Se eles tiverem um professor intolerante, eles poderão abandonar a escola. Eles nunca enganarão. Eles estarão muito interessados em religião. Alguns serão feitos padres ou freiras, rabinos, ministros ou missionários em um país estrangeiro. Quando eles crescem, eles questionarão dogmas e talvez até mudem de religião. Eles têm que ter alguma causa por que lutar, e lutando é que eles desenvolvem a sua força. Será uma criança independente e honesta. Ela precisa de espaço, sentir a erva úmida em seus pés, as estrelas como telhado, a chuva na face e os sonhos brotarem pelo calor do sol. São muito inteligentes. E, no futuro, lá estará ela cumprimentando-o com um grande sorriso e o coração na mão. Obviamente você também a cumprimentará com toda sua felicidade e confiança.

O Animal de Estimação Sagitariano

Os animais nascidos sob a influência do Sagitário são energéticos e activos como os seus parentes Carneiro. Gostam de andar a vadiar e, tal como os Gémeos, interessam-se por tudo e por todos. Exploradores e caçadores por natureza, os cães deste signo gostam de caçadas nos campos e os gatos não deixam escapar ratos, pássaros e outras presas. Sempre que fizer umas férias ou um passeio de fim-de-semana, lembre-se que estas criaturas adoráveis são excelentes companhias de viagem.

O beijo do Sagitariano

Vai beijar alguém de Sagitário? Recomenda-se todo cuidado e concentração: o beijo dessa gente que fala com as mãos e derruba objetos à sua passagem pode terminar com vocês dois atracados, rolando pelo chão. Até aí, tudo bem, se for isto mesmo que você quer, mas o problema é se não for pelo motivo certo, e sim porque o sagitariano, naquela afobação toda, se enrolou nas próprias pernas e caiu por cima de você, depois de derrubar uma estante e algumas cadeiras junto... Evite esses desastres amarrando sua presa: prenda seu amor sagitariano bem preso, diga pra ele se calar e não se mover. Aí você vai poder curtir um beijo atirado, quente e bastante empolgado, empenhado em agradar você.

Rituais para o Ano novo do Sagitariano

Reúna em um papel uma lista de assuntos difíceis e jogue-a em água corrente. Peça que sua vida caminhe com a flexibilidade das águas que descem a montanha. Faça outra lista, de propósitos e intenções, e acrescente as palavras "cautela, ponderação e delicadeza". Guarde-a dentro de seu livro preferido, pedindo que, durante o ano todo, suas intenções se ajustem aos propósitos da sabedoria. No dia 31, no banho, jogue sobre a cabeça e o corpo uma infusão feita com erva-cidreira e folhas de limoeiro. Depois vista-se de branco, azul profundo e dourado. Uma tornozeleira dourada pode trazer uma força interessante.

Fontes dos textos:

Terra Esotérico
Horoscopo Signo
Portal TopGyn

63 Comentários:

Todos os comentários serão moderados (lidos e avaliados) antes de serem postados. Não serão tolerados comentários que:

- Contenham ofensas pessoais ou difamação contra qualquer pessoa ou marca.
- Declarem ou incentivem o racismo ou qualquer tipo de preconceito.
- Possuam links de comércio eletrônico, conteúdo adulto ou divulgação de qualquer site.

Sua opinião é sempre bem vinda e dúvidas serão esclarecidas na medida do possível. :)